Variedades & Tecnologia

Você conhece o lugar mais quente e o mais frio do mundo?

O lugar onde foi construída a Estação de Pesquisa Vostok foi escolhido à época pela União Soviética pelas possibilidades de perfuração profunda oferecidas. Franceses e, mais tarde, cientistas norte-americanos se interessaram pela pesquisa soviética e começaram a participar dos trabalhos lá realizados.

tr-estacao_vostok-01

A Estação está localizada no continente Antártico, a uma distância de 1.253 km do Pólo Sul e a 1.260 quilômetros da costa mais próxima. O clima polar do local possui temperaturas muito baixas durante todo o ano, mas com grande variação. Sua média anual é de -50°C (-58°F), com máximas de -30°C (-22°F) no verão e mínimas de -70°C (-94°F) no inverno. É o lugar mais frio do mundo.

bf3e697ded0cefb8b07849b5eac2e519

Em contrapartida, embora os chineses aleguem que a Montanha Flamejante é o lugar mais quente do mundo, esta distinção pertence ao Irã: Dasht-e Lut, também conhecido como o Deserto de Lut, o 25º maior do mundo, é um grande deserto de sal no sudeste da província de Kerman, no Irã. Na superfície arenosa do local tem sido medidas temperaturas tão elevadas quanto 71°C. O satélite “Aqua” da NASA, num estudo de sete anos de temperaturas da superfície terrestre global, indicou o Deserto de Lut como o ponto mais quente do planeta.

O Deserto de Lut e a Estação de Pesquisa Vostok são considerados respectivamente o lugar mais quente e o lugar mais frio do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *