Variedades & Tecnologia

Confira algumas dicas para visitar o Muro das Lamentações

O Muro das Lamentações tornou-se um lugar singular de oração e um símbolo da união nacional para o povo judeu.

Muro das Lamentações  Jerusalem  Israel 600

Visitar uma das áreas mais emblemáticas da religiosidade humana é sempre uma questão delicada e alguns cuidados devem ser observados para que você não tenha nenhum problema e não cometa nenhuma gafe ou algo mais sério. Reunimos algumas informações úteis para te ajudar.

As quatro entradas que dão acesso ao Muro são controladas pelas forças de segurança de Israel, porque o local é muito sensível do ponto de vista político-religioso, no entanto, o caminho mais curto e mais fácil para a entrada dos peregrinos continua a ser a Porta do Lixo (Dung Gate), no Sul da Cidade Velha.

Para se visitar o Muro, há necessidade de se passar por detectores de metais ou mesmo revistas. Por questão também de respeito, as mulheres devem levar um lenço para cobrir os ombros, caso estejam vestindo blusas regatas ou de alças. Também devem vestir vestidos/bermudas de comprimento abaixo dos joelhos. Os homens devem levar um boné ou chapéu para cobrir a cabeça. Eles são bem rigorosos quanto a essas coisas.

“Fique atento para algumas tradições judaicas praticadas no Muro das Lamentações:”

A tradição de colocar nas fendas do Muro um papel dobrado com pedidos escritos nele endereçados a Deus Jehová já existe há séculos. É um lugar para se depositar pedidos e esperanças. É um local de orações. É possível encontrar pessoas rezando dia e noite à frente do Muro das Lamentações.

O Muro é funcionalmente dividido em duas secções: uma para os homens e outra para as mulheres. Na hora de ir embora, não se deve dar as costas para o Muro, por questão de respeito. Não estranhe se encontrar pessoas andando de ré ao se afastarem do muro!

A Praça do Muro das Lamentações (Kotel), em frente do muro, permite a dignificação do local e a celebração de importantes eventos judaicos: a bênção sacerdotal (Birkat Cohanim) na Pessach e Sukkot, o Hanukkah, o juramento da polícia de Israel e dos recrutas das forças armadas, o Memorial das IDF, as cerimónias do Dia de Jerusalém. É também um lugar popular para o Mitzvá, isto é, rito de passagem para a idade adulta para os jovens de Israel e do estrangeiro.

Nas segundas, quintas e sábados, famílias do mundo todo e de Israel enchem o local para a realização da cerimônia que insere o jovem judeu como membro maduro na comunidade judaica. 

O Muro das Lamentações

Um pouco da História do Muro das Lamentações

Foi Abraão o primeiro a conectar o atual povo judeu à cidade de Jerusalém, porque foi no Monte Moriá, na atual Jerusalém, que Deus (Jehová) provou a fé de Abraão. Esse é um dos motivos que faz de Jerusalém um lugar especial e sagrado aos judeus.

Conforme a Bíblia ou a Torá, no século X a.C., as terras onde é atualmente Jerusalém eram do povo jebuseu. O rei Davi comprou-as e fez delas a capital do povo israelita. Davi quis construir um templo para adoração de Deus (Jehová) no local, mas Deus negou-lhe esse desejo porque Davi havia derramado muito sangue nas guerras contra os inimigos do povo hebreu. No entanto, isso foi permitido a seu filho Salomão, cuja raiz do nome significa “paz”.

O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitetônico original de Davi, seu pai. A obra durou sete anos e ficou conhecida como o Templo de Salomão.

Das três secções do muro que restaram depois da destruição – a do leste, do sul e do oeste – é a do oeste, a ocidental, onde está situado o Muro das Lamentações, daí ser também chamado de Muro Ocidental.

O Monte do Templo, venerado por judeus, cristãos e muçulmanos. A mesquita Al Aqsa é um dos lugares sagrados mais importantes do mundo para os muçulmanos, como acredita-se ser o lugar onde o profeta Maomé ascendeu ao céu.

O Monte do Templo, venerado por judeus, cristãos e muçulmanos. A mesquita Al Aqsa é um dos lugares sagrados mais importantes do mundo para os muçulmanos, como acredita-se ser o lugar onde o profeta Maomé ascendeu ao céu.

Depois de uma longa história de guerras e conflitos, no local onde existia o Templo de Salomão é atualmente o Monte do Templo ou a Esplanada das Mesquitas, onde os muçulmanos construíram as Mesquitas de Al-Aqsa e a Mesquita do Domo do Rochedo. De acordo com a crença dos muçulmanos, foi na Esplanada das Mesquitas onde ocorreu a ascensão do Profeta Maomé aos céus de Alá e isso faz desse lugar o terceiro mais sagrado aos muçulmanos, depois de Meca e Medina. O Muro das Lamentações é o segundo lugar mais sagrado do judaísmo, atrás somente do Santo dos Santos no Monte do Templo.

Portanto, o lugar onde havia o Templo de Salomão é sagrado tanto aos judeus como aos muçulmanos. É uma área bastante sensível em termos políticos e religiosos, especialmente porque os judeus têm restrições quanto a circular na Esplanada das Mesquitas, que está sob jurisdição islâmica.

O Muro das Lamentações e todo o seu entorno, por sua história e importância cultural, é um dos lugares do mundo que merece ser conhecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *