Variedades & Tecnologia

Você já providenciou o passaporte do seu Pet?

Se você está planejando sua próxima viagem internacional com seu amiguinho peludo, saiba que agora ele é bem chique e precisa ter um passaporte exclusivo. Há pouco tempo o governo federal divulgou novas regras para o passaporte brasileiro para cães e gatos. Este documento substitui o atual certificado sanitário internacional e o atestado de saúde para trânsito dos animais.

Para emitir o passaporte do seu pet, basta procurar um veterinário em estabelecimento especializado para implantar um microchip e assim facilitar sua identificação em qualquer país. Esse microchip tem o tamanho de um grão de arroz e fica sob a pele do bicho. Ou seja: não vai incomodá-lo futuramente e não vai causar sofrimento a ele. Depois você vai reunir as vacinas e demais informações necessárias e então partir para a emissão física do passaporte. Confira no site do Ministério da agricultura (www.agricultura.gov.br) tudo que é necessário.

Gata

Entre as informações que constam do documento estão o nome e endereço do dono; a descrição do animal; nome, espécie, raça, sexo, pelagem e data estimada de nascimento; número de identificação eletrônica do animal (microchip); dados de vacinação e exame clínico fornecidos por médico veterinário. Ele será expedido nos idiomas português, inglês e espanhol.

Vale ressaltar que cada país tem requisitos específicos pra autorizar o ingresso de cães e gatos no seu território. É muito importante que o proprietário planeje com antecedência a viagem do seu mascote para ter tempo suficiente de atender todas as exigências do país de destino, o que às vezes pode demorar alguns meses.

Lembre-se que é sua responsabilidade procurar se informar sobre as exigências junto à embaixada/consulado do país de destino.

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *