Variedades & Tecnologia

Qual a diferença entre Grã-Bretanha, Inglaterra e Reino Unido?

É muito comum ver nos jornais e noticiários as palavras Grã-Bretanha, Inglaterra e Reino Unido, no entanto nem todas as pessoas têm clareza sobre isso, elas empregam essas palavras equivocadamente como sinônimas e isso acaba gerando uma grande confusão.

Reino Unido 2 600

Pensando nisso, resolvemos dar uma forcinha, uma ajudinha básica para nosso leitor que ainda tem algum tipo de confusão. Confira abaixo algumas informações que poderão ajudar.

Reino Unido 600

Grã-Bretanha: É o nome da ilha que agrega os territórios da Inglaterra, da Escócia e do País de Gales.

Reino Unido: O nome completo é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Na verdade é um agrupamento político que congrega a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte. A moeda é a libra esterlina e o idioma o inglês. O Reino Unido tem o monarca da família real inglesa como chefe de estado e o primeiro-ministro inglês como líder de governo. No entanto, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte também têm assembléias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões locais, ou seja, há um poder soberano central e uma autonomia relativa nas unidades constituintes.

Vale lembrar que a República da Irlanda, que ocupa a maior parte da Irlanda, é um país independente, portanto, que não pertence ao Reino Unido.

Inglaterra: É considerado o principal país do Reino Unido e Londres é sua capital, residência da família real e a sede administrativa do governo. Portanto, a Inglaterra faz parte da Grã-Bretanha, que faz parte do Reino Unido.

Gales: algumas vezes é chamado de principado, pois o herdeiro do trono britânico é o príncipe de Gales. Apesar de chamado de País de Gales, não se trata de um país independente, mas de um principado.

Veja abaixo esquema mostrando a evolução da bandeira do Reino Unido ao longo dos tempos:

Reino Unido 1

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *