Variedades & Tecnologia

Documentário “Tancredo, a Travessia” em cartaz no Museu da República

O documentário aborda os três principais momentos da vida política de Tancredo Neves: ministro da Justiça de Getúlio Vargas na crise política de agosto de 1954, cujos desdobramentos levaram o presidente ao suicídio; depois no cargo de primeiro-ministro em razão da renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961; e por último como candidato a presidente da República e presidente eleito, em 1985, com a missão de restabelecer o governo civil e a democracia no Brasil.

Poster_Tancredo_Tendler

O objetivo é resgatar a verdadeira história de Tancredo Neves, um político moderado, mas que durante sua vida pública enfrentou com coragem grandes desafios em momentos cruciais da história política do país. Graças a sua atuação firme e serena, ele viabilizou a restauração da legalidade constitucional no Brasil, depois de 21 anos de ditadura militar.

Foram entrevistadas 28 personalidades – políticos, jornalistas, artistas e familiares – que conviveram com o presidente Tancredo Neves e foram, ao lado dele, protagonistas dos mais importantes fatos políticos ocorridos no Brasil desde a última metade do século 20.

O documentário “Tancredo, a Travessia” complementa uma trilogia de Silvio Tendler, que começou com “Os Anos JK” e continuou com “Jango”, presidentes cujas biografias foram marcadas por um compromisso indissolúvel com a democracia e o futuro da nação e do povo brasileiro. Uma produção Caliban Filmes e Terra Brasilis.

A sessão será seguida de conversa com o diretor e a pesquisadora, museóloga e historiadora do museu Elizabeth Abel de Figueiredo, abordando a trajetória de Tancredo Neves e a campanha pelas Diretas Já! – que completa 30 anos em 2014.

[embedplusvideo height=”380″ width=”630″ editlink=”https://bit.ly/1qYNqeV” standard=”https://www.youtube.com/v/kVdXR5HiQFA?fs=1″ vars=”ytid=kVdXR5HiQFA&width=630&height=380&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep6425″ /]

Dia 17 de abril – quinta-feira
Horário: 19h
Local: Cineclube Cinema e História Silvio Tendler – Museu da República
Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro
Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *