Hospedagem

Restam poucos hotéis com vagas para o período do Mundial

Segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo, são esperados 413 mil estrangeiros e outros 841 mil brasileiros visitando o Estado do Rio de Janeiro, e a cada três turistas em movimentação pelo país, dois passarão pelo Estado.

Hotéis do Rio de Janeiro têm vagas quase esgotadas para período da Copa do Mundo, a rede hoteleira de Niterói deve ter ocupação superior a 90% durante a Copa do Mundo no Brasil de acordo com estimativas da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). A cidade deve ser um destino alternativo para os turistas que vierem acompanhar os jogos realizados no Maracanã.

Na Região Serrana, o número de vagas oferecidas pela rede hoteleira deu um salto de 13%, chegando a 5.479 leitos espalhados por 104 estabelecimentos, entre hotéis, pousadas e hostels. A expectativa é de 100% de ocupação em junho, mês em que começa o Mundial da Fifa. Teresópolis, sede da Seleção Brasileira, e Petrópolis serão as mais beneficiadas. A Cidade Imperial deve receber a maior movimentação turística de sua história. 

Não só as cidades mais próximas da capital carioca sentem os efeitos da Copa. Distante mais de 175 quilômetros da cidade do Rio, Armação dos Búzios já tem metade dos hotéis e pousadas reservados para junho. E não são apenas turistas vindos de fora do estado ou do país. A procura é bastante grande por parte de cariocas.

hotel

O turista não terá vida fácil, nem com disponibilidade, e muito menos com o preço. Além dos altos valores, muitas vagas estão reservadas pela Match, agência de turismo oficial da Fifa, que comercializa ingressos atrelados à hospedagem e atende, além de torcedores, delegações e empresas parceiras do evento. A regra é a seguinte: nas 12 sedes, 30% da capacidade de cada estádio tem de ser disponibilizada em quartos para a Match. No caso da capital carioca, são 22,5 mil apartamentos bloqueados, o que explica a dificuldade para se encontrar vagas, já que a capacidade hoteleira da cidade é de 30 mil quartos.

Nas demais cidades da Copa, com procura abaixo do esperado, a agência entregou boa parte do que havia sido reservado. A estimativa é que a devolução possa chegar a 50%. Por aqui, o mesmo deve ocorrer, mas com um percentual menor. O prazo contratual vai até 20 de abril, e é provável que a partir desta data apareçam novas vagas. Além de principal sede do Mundial, o Rio vai receber o Centro Internacional de Imprensa, com cerca de 13 mil jornalistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *