Variedades & Tecnologia

A arte de Pernambuco representada no Paço do Frevo

Recife tem uma das paisagens naturais mais bonitas do país, e recebe, todos os anos, muitos turistas que se encantam com as lindas praias, com o sotaque do povo, a cultura extremamente rica, e com a gastronomia deliciosa da famosa “capital do frevo”. O ritmo frenético dos dançarinos de frevo com suas sombrinhas e roupas coloridas já se transformou em um ícone do carnaval de Pernambuco. Agora, os turistas e visitantes do Recife têm mais uma opção cultural e turística para conhecer na cidade, estamos falando do Paço do Frevo, inaugurado em fevereiro deste ano, na Praça do Arsenal, local que vai abrigar o museu e a história da dança pernambucana.

paco_do_frevo_620x350

O frevo é uma expressão artística reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade desde 2007 pela União das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Seu som vibrante e ritmo acelerado nos envolve de uma maneira única. A manifestação cultural reúne marchinhas, maxixe e passos de capoeira e representa os saberes, os ofícios e a alegria do povo, desde o fim do século XIX.

O Paço do Frevo passa a ser um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação de profissionais ligados à dança e ao ritmo. O objetivo é propagar a cultura a futuras gerações. O local vai também sediar exposições permanentes e temporárias, escolas de dança e música, além de um centro de documentação, um estúdio de gravação e uma rádio online.

escola_municipal_de_frevo_maestro_fernando_borges

Buscando uma maior interatividade, os visitantes também poderão deixar mensagens usando giz para escrever nas paredes, pintadas com tinta verde, como se fosse uma grande lousa. O espaço vai contar ainda com uma proposta educacional e uma agenda anual que envolve a realização de oficinas, cursos e palestras, além das exposições, contemplando os mais variados públicos. Vale a pena conferir!

Serviço:

O Paço do Frevo – www.pacodofrevo.org.br – funciona terças, quartas e sextas, das 9h às 18h; nas quintas, das 9h às 21h; e no fim de semana, das 12h às 19 horas. As visitas ao museu custam R$ 6. Nas terças-feiras, o ingresso é gratuito.

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *