Variedades & Tecnologia

Você conhece a história do Arco do Triunfo de Paris?

Praticamente todas as pessoas que pretendem viajar para Paris já viram fotos do Arco do Triunfo e tem o monumento incluído em sua lista de lugares para visitar, mas poucos sabem da sua história. E você conhece o significado deste marco francês?

Arco do Triunfo

Os romanos criaram o monumento tipo arco do triunfo para ser um símbolo de comemoração de vitórias militares.

O Arco do Triunfo francês foi originalmente construído para enaltecer a grande vitória do imperador francês Napoleão Bonaparte na Batalha de Austerlitz, em dezembro de 1805. Empolgado com sua vitória triunfal, Napoleão prometeu aos seus comandados: “Daqui em diante, vocês voltarão caminhando sob arco triunfal”. Pouco depois, ao regressar à França em 1806, Napoleão ordenou a construção do Arco do Triunfo. A obra, no entanto, só foi finalizada 1836, devido à derrocada do Império de Napoleão em 1815, na Batalha de Waterloo.

A obra foi oficialmente inaugurada em 1836, depois da morte de Napoleão, que ocorreu em 1821. Projetado por Jean Chalgrin, o Arco do Triunfo é um símbolo de patriotismo e motivo de orgulho aos franceses.

Com 50 metros de altura, o monumental arco tornou-se, desde então, ponto de partida ou passagem de paradas militares, manifestações populares e, claro, visita de turistas. O Arco do Triunfo é um dos cartões-postais da França mais conhecidos e divulgados pelo mundo.

As esculturas, altos-relevos, baixos-relevos e inscrições existentes no Arco do Triunfo são inúmeras. Possivelmente a escultura mais conhecida do Arco do Triunfo, a Partida dos Voluntários de 1792, também conhecida como A Marselhesa, foi esculpida por François Rude em 1833 e representa a Pátria-mãe com as asas abertas e estendidas chamando e motivando voluntários para que se unam e lutem pela sua pátria, a França.

Túmulo do Soldado Desconhecido”, onde repousam as cinzas de um soldado morto na Primeira Guerra

Para comemorar o Dia do Armistício (1921) – aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial –, sob o Arco do Triunfo, foi criado um monumento no nível do chão onde foram colocadas as cinzas de um soldado desconhecido para reverenciar todos os soldados mortos durante a Primeira Guerra. Todos os dias, a partir das 18h30, a “chama da memória” sobre o túmulo é acesa por uma organização de veteranos da guerra.

Muita gente não sabe, mas é possível visitar o interior do Arco do Triunfo, subindo as escadarias, há um pequeno museu sobre a história do monumento – maquetes, desenhos e documentos sobre sua construção – e subindo até o topo chega-se a um terraço panorâmico de onde, a 50 metros de altura, tem-se uma vista excepcional de Paris e das doze avenidas em torno do local. Prepare sua câmera e segure o fôlego, a vista é mesmo muito bonita.

Compre seu ingresso aqui e evite filas!!

Arco

Somando toda sua história, beleza e tradição, o Arco do Triunfo é, sem dúvida, um dos lugares do mundo que merece ser visitado e muito fotografado.

Agora é com você, encontre seu ângulo mais bacana para tirar suas fotos e prepare-se para se apaixonar ainda mais por Paris.

Boa viagem!!

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

9 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *