Descubra Portugal

Lisboa se destaca no turismo mundial

Lisboa está realmente em alta. O turismo da cidade comemora a boa fase vivida em 2013, comprovada pelo crescimento do número de turistas que desembarcaram na capital portuguesa e o reconhecimento do setor turístico internacional externado em diferentes rankings, eleições e publicações conceituadas.

Ponte Vasco da Gama, Lisboa - Foto de Nuno Trindade

Ponte Vasco da Gama, Lisboa – Foto de Nuno Trindade

O setor hoteleiro de Lisboa, por exemplo, registrou, pela primeira vez, mais de dez milhões de pernoites num único ano, de acordo com os dados de 2013 do Instituto Nacional de Estatística.

O número de turistas brasileiros cresceu 5% em relação ao ano anterior de acordo com dados divulgados recentemente pela Associação Turismo de Lisboa (ATL). Esse percentual corresponde a 761.256 dormidas de viajantes brasileiros, reforçando a importância do nosso mercado para o turismo da cidade.

O Porto de Lisboa também registrou novos recordes em 2013, já que atividade de cruzeiros marítimos atingiu mais de 350 escalas e aproximadamente 560 mil passageiros, superando os números de 2011 e 2012, os melhores anos em termos de escalas e números de passageiros, respectivamente.

Lisboa630

Além da comprovação em números, a capital portuguesa é destaque em grandes publicações internacionais. Recentemente a jornalista Fiona Dunlop, da rede norte-americana CNN, escreveu um artigo especial considerando Lisboa como a cidade mais “cool” da Europa. De acordo com a jornalista, a atmosfera, o clima, a gastronomia e a vida noturna fazem da capital portuguesa um ponto de visita obrigatório. Num outro artigo, a Estação das Olaias, inaugurada em 1998 e de autoria do arquiteto Tomás Taveira, foi considerada pela CNN como uma das mais impressionantes da Europa, sendo “um espaço caprichosamente colorido” e uma “obra de arte moderna”.

O jornal britânico The Guardian também deu destaque para a cidade. O veículo publicou um artigo evidenciando o Museu Coleção Berardo como um dos 10 melhores museus de entrada gratuita na Europa.

Já a revista de viagens espanhola Condé Nast Traveler selecionou a Rua Augusta como uma das mais belas do mundo entre as “31 ruas a percorrer antes de morrer”. A revista destacou que a famosa rua lisboeta apresenta “o encanto do velho, do novo e da mistura entre ambos numa simbiose inigualável”.

Torre de Belém - Foto de Nuno Trindade

Torre de Belém – Foto de Nuno Trindade

Lisboa também tem recebido o reconhecimento do setor turístico europeu. A capital portuguesa está no Top 10 das cidades europeias eleita pelo guia turístico Fodor´s, que a recomenda como uma das cidades favoritas para quem pretende “dar uma escapadinha” na primavera. Apresentada no guia como a capital mais ocidental da Europa, Lisboa ocupa a 4.ª posição no ranking.

Por fim, de acordo com o City Brand Ranking, Lisboa é a melhor cidade, em Portugal, para se viver, visitar e investir. O ranking elaborado com base em três dimensões: Investimento, Turismo e Talento, revela que a capital portuguesa “é um município à parte dos restantes, pois ultrapassa-os tanto a nível regional como a nível nacional”.

Viajar para Lisboa pode ser sim uma excelente opção para suas próximas férias, mas apesar de tantas belezas, Portugal também possui outras cidades tão belas quanto, tão ricas quanto e tão especiais quanto Lisboa. Confira no link abaixo uma seleção especial sobre cidades da região norte e central de Portugal que eu tenho certeza que vão encantar você.

Descubra Portugal e seus encantos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *