Variedades & Tecnologia

Cordão da Bola Preta é patrimônio cultural do Rio de Janeiro

O Cordão da Bola Preta entrou de vez para a história do carnaval e do Rio de Janeiro. No sábado de carnaval, a Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), entregou ao bloco mais antigo da cidade a placa que o identifica como um lugar importante para a história e memória do patrimônio cultural carioca.

Cordão-da-Bola-Preta

A placa será instalada na sede do bloco que atualmente fica na Lapa. Desde 2007, o Bola Preta é considerado patrimônio imaterial da cidade.

Bola-Riotur-Fernando-Maia

Bola Preta levou 1,3 milhão para a Rio Branco. Foto: Riotur/Fernando Maia

“O Cordão da Bola Preta é um ícones mais representativos do carnaval carioca. Seus desfiles reúnem milhões de pessoas e já entraram para a história da cidade. O bloco mais antigo do Rio se renova a cada ano e reúne gerações numa folia fantástica. Além disso, a história do Bola se mistura com a história do Rio. Este ano, além de comemorar o aniversário da cidade também vamos chancelar o bloco como patrimônio cultural. Não tenho dúvidas que será uma justa e alegre homenagem”, destacou o presidente do IRPH, Washington Fajardo.

O desfile deste ano foi especial por ter sido realizado no dia do aniversário da cidade. O bloco fez uma homenagem, e os mais de 1 milhão de foliões cantaram “Parabéns” num só coro.

O Cordão da Bola Preta, fundado em 1918, é o bloco mais antigo da cidade e o último remanescente dos antigos Cordões Carnavalescos que existiam no Rio de Janeiro no início do século XX. No Carnaval 2014, o bloco será homenageado pela Estação Primeira de Mangueira, que levará para a Sapucaí em uma das suas alas a turma “Folião do Bola Preta”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *