Variedades & Tecnologia

Confira aqui a programação teatral da Grã-Bretanha em 2014

Vilões, Shakespeare e operários da indústria do aço transformados em strippers vão conquistar o público nos teatros britânicos em 2014. O ano está repleto de novos musicais e peças teatrais, graças às opções culturais cada vez mais diversificadas da Grã-Bretanha. Seja drama, comédia, romance, música ou dança que você procura, não vão faltar opções de espetáculos na Inglaterra, Escócia e no País de Gales.

Great Britain

OS DESTAQUES DE LONDRES

Stephen Ward the Musical, o sucesso mais recente do maestro Andrew Lloyd Webber, tem ingressos à venda até março de 2014. Inspirado no caso Profumo (John Profumo) do início da década de 1960, retrata a ascensão e queda de Stephen Ward, que mantinha amizade com estrelas de cinema, espiões, modelos, ministros do governo e aristocratas.

O ano começou agitado no Shakespeare’s Globe, com a inauguração do teatro jacobeano coberto, o Sam Wanamaker. Durante todo o ano de 2014, o Globe vai celebrar o 450º aniversário do Bardo e relembrar o centenário do início da Primeira Guerra Mundial. Reserve ingressos para as novas produções de Titus Andronicus, Antony e Cleopatra, Julius Caesar e The Comedy of Errors, assim como para as quatro novas peças que vão estrear no Globe – Dr Scroogy’s War (que acompanha Jack Twigg em sua jornada nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, explorando sua relação com o médico pioneiro Harold Gillies, fundador da cirurgia plástica), Holy Warriors, The Last Days of Troy e Pitcairn.

Shakespeare's Globe Theater. Photo Credit: Rex Features

Shakespeare’s Globe Theater. Photo Credit: Rex Features

E as homenagens ao aniversário de Shakespeare continuam com a peça Rei Lear (King Lear) no National Theatre, dirigida pelo ganhador do Oscar Sam Mendes. Já o filme agraciado com sete premiações pela Academia, Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in Love), será adaptado para o palco, com lançamento previsto para o verão europeu. A pré-estreia é em julho.

Ainda sobre filmes de cinema adaptados para o palco, Atração Fatal (Fatal Attraction) revive a história de obsessão e vingança que explora como um encontro casual em um bar rapidamente se torna um pesadelo para Dan Gallagher, advogado bem-sucedido de Nova York, e para sua jovem família. A peça estreia em 8 de março no Theatre Royal Haymarket.

Alguns filmes de sucesso também ganharam adaptação musical. Seis trabalhadores da indústria do aço conquistam o mundo quando se transformam em strippers em Ou Tudo ou Nada  The Full Monty no Noel Coward Theatre a partir de 20 de fevereiro . Os danos e a confusão no cenário glamoroso da Riviera Francesa chegam ao West End com a produção de Os Safados Dirty Rotten Scoundrels que estreia no Savoy Theatre em março, estrelando o ator ganhador dos prêmios Olivier, Tony e BAFTA, Robert Lindsay. E, por 15 dias, a ganhadora do Tony Angela Lansbury vai levar ao palco do West End Uma Mulher do Outro Mundo (Blithe Spirit) no Gielgud Theatre, também a partir de março.

A comédia satírica – com o nome intrigante de Urinetown – estreia em 22 de fevereiro no St James Theatre, depois de seu sucesso na Broadway, com direito a um Tony Award. A paródia do programa de talentos musicais X-Factor, I Can’t Sing, começa sua temporada no histórico London Palladium a partir de 26 de março, enquanto que a famosa história de amor ambientada na Guerra do Vietnã, Miss Saigon, retorna ao palco do West End depois de 15 anos, no Prince Edward Theatre, a partir de 3 de maio.

London Palladium

Durante a primavera e verão, o público poderá apreciar espetáculos ao ar livre nos teatros a céu aberto. O incrível teatro do Regent’s Park vai apresentar produções de All My Sons, Hobson’s Choice, Twelfth Night, Porgy and Bess, terminando com To Kill a Mockingbird / O Sol é Para Todos.

STRATFORD CELEBRA SHAKESPEARE

Em homenagem ao aniversário de 450 anos de Shakespeare, sua terra natal Stratford-upon-Avon, no oeste da Inglaterra (a duas horas de trem de Londres), irá celebrar a data com novas apresentações da Royal Shakespeare Company (RSC). No verão haverá apresentações de Henry IV Parte I (18 de março a 6 de setembro) e Henry IV Parte II (28 de março – 6 de setembro), além de Os Dois Cavalheiros de Verona /The Two Gentlemen of Verona (12 de julho a 4 de setembro), a primeira encenação no Royal Shakespeare Theatre em 45 anos. Também haverá a temporada de peças jacobeanas ‘Roaring Girls’ no Swan Theatre da cidade. Além disso, a RSC irá organizar uma celebração a Shakespeare por todo país intitulada “Shakespeare Nation“ durante os próximos três anos, abrangendo desde o aniversário de 450 anos do Bardo, em 23 de abril de 2014 até os 400 anos de sua morte, em 23 de abril de 2016.

GARANTA SEUS INGRESSOS PARA AS TURNÊS

Você não precisa estar em Londres para apreciar alguns dos melhores musicais e peças que a Grã-Bretanha oferece. A produção premiada de War Horse do National Theatre estará em turnê pelo Reino Unido até julho de 2014, visitando The Lowry em Salford Quays, Manchester; The Edinburgh Festival Theatre; The Mayflower Theatre, Southampton; Sunderland Empire, Sunderland; The Alhambra Theatre, Bradford e o Wales Millennium Centre, Cardiff.

E quando a comédia de enorme sucesso de bilheteria One Man, Two Guvnors do National Theatre tiver completado um ano de West End, em março de 2014, partirá para uma turnê britânica, começando em Birmingham Hippodrome, na região central da Inglaterra, no mês de maio.

Ou aproveite pra ver o astro australiano Jason Donovan enquanto ele reprisa o papel de Tick, que interpretou quando Priscilla, a Rainha do Deserto (Priscilla Queen of the Desert) originalmente estreou no West End. O espetáculo está em turnê pelas cidades britânicas de Newcastle, Manchester, Leicester e Edimburgo, retornando a Londres a partir de 10 de março.

Priscilla, a Rainha do Deserto

SE VOCÊ AMA TEATRO, FIQUE ATENTO A ESSAS ATRAÇÕES

Chichester Festival Theatre em West Sussex, sudeste da Inglaterra (a cerca de 90 minutos de trem de Londres) é um dos principais teatros modernos da Grã-Bretanha. Com frequência, é o ponto de partida de produções de sucesso que seguem para o West End, como Singin’ in the Rain, recentemente em cartaz no Palace Theatre de Londres antes de viajar em turnê pelo Reino Unido. O teatro organiza duas temporadas: o Festival de Verão, produzido pelo Chichester Festival Theatre, e a Temporada de Inverno, que recebe uma série de produções, incluindo dança, música e teatro infantil.

Há diversão de sobra para os frequentadores de teatro nos Festivais de Edimburgo em agosto. Compareça ao Fringe (1 a 25 de agosto) para ver artistas promissores (ou comédias), ou ao Edinburgh International Festival (8 a 31 agosto), com três semanas do melhor das artes cênicas. Combine idas ao teatro com espetáculos de ópera, dança e música clássica. Durante o ano todo, você vai descobrir que o palco do Edinburgh Festival Theatre é maior que de qualquer teatro da Grã-Bretanha e é o local de muitos espetáculos conceituados de Edimburgo.

Produções clássicas e modernas excelentes, incluindo peças de Tennessee Williams, Anton Chekhov e Shakespeare, serão apresentadas no Royal Exchange Theatre em Manchester. O local é famoso pela variedade de opções de peças. Muito Barulho Por Nada, por exemplo, estará em cartaz de 27 de março a 3 de maio, assim como peças de novos dramaturgos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *