Variedades & Tecnologia

Ouro Preto abriga um dos mais importantes museus de arte e fé do povo brasileiro

 

Aliar história e cultura é inevitável para quem vai visitar a região dos Inconfidentes. Quem estiver na tricentenária Ouro Preto, cidade mundialmente conhecida por preservar um rico patrimônio arquitetônico, não pode deixar de conhecer o Museu do Oratório – um dos mais importantes museus sobre os costumes religiosos do cotidiano doméstico.

Os oratórios contam parte da história de Minas Gerais e do Brasil, que mostram costumes e tradições; evocam hábitos e características do ciclo do ouro e dos diamantes; narram o processo de contribuições afro-luso-ameríndias que se fundem na formação cultural brasileira. Com uma coleção única em todo mundo – são 123 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX – o acervo é frequentemente pesquisado por estudantes de história e museologia. As peças estão expostas em três pavimentos, subdivididas pela tipologia dos oratórios – eruditos e de referência artística, populares e itinerantes. No Museu é possível conhecer diversos tipos de oratórios entre eles os de Conchas, os Afro- brasileiros, um Oratório de Alcova feito em um ovo de ema, além das obras atribuídas ao mestre Athaíde e Aleijadinho.

Museu do Oratório - Ouro Preto - Foto: Nathália Costa_Converso Comunicação

Museu do Oratório – Ouro Preto – Foto: Nathália Costa_Converso Comunicação

O Museu do Oratório funciona diariamente, das 9h30 às 17h30, na Casa Capitular da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo (Adro do Carmo, 28 – Ouro Preto – Minas Gerais). Ingressos a R$ 5,00. Entrada gratuita para estudantes, professores e ouro-pretanos mediante documento de comprovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *