Variedades & Tecnologia

Viajologia Expedições leva grupo de brasileiros para conhecer tesouros da Etiópia

 

Para quem conhece as principais cidades dos EUA e da Europa, já visitou algo da Ásia e busca destinos exóticos e inusitados, a VIAJOLOGIA EXPEDIÇÕES pode ter uma fórmula para você.

A operadora foi criada pelo fotógrafo, jornalista e viajante Haroldo Castro. Com uma invejável experiência em viajar pelo mundo – documentou 163 países – Haroldo pretende mostrar aos seus clientes os tesouros que ele descobriu nestes 40 anos de andanças pelo mundo.

procissão na Sexta-Feira Santa ao redor da Igreja de Maria, com padres e diáconos vestidos com trajes tradicionais. © Haroldo Castro

Procissão na Sexta-Feira Santa ao redor da Igreja de Maria, com padres e diáconos vestidos com trajes tradicionais.  Foto © Haroldo Castro

“Se você quiser participar da celebração de uma festa religiosa na Etiópia, conviver com pastores nômades na Ásia Central ou realizar um safári fotográfico na Namíbia, venha viajar comigo”, afirma Castro.

vista aérea da Igreja de São Jorge, uma das 11 esculpidas na rocha em Lalibela, ao norte da Etiópia, mostrando o buraco feito no granito, de 15 metros de profundidade. © Z.I.

Vista aérea da Igreja de São Jorge, uma das 11 esculpidas na rocha em Lalibela, ao norte da Etiópia, mostrando o buraco feito no granito, de 15 metros de profundidade. Foto © Z.I.

A próxima viagem organizada por VIAJOLOGIA EXPEDIÇÕES levará um grupo seleto de brasileiros à Etiópia para celebrar a Páscoa nas igrejas ortodoxas escavadas na rocha de Lalibela. “Acompanhei essa festa em 2010. Foi uma experiência inesquecível. A Semana Santa é vivenciada com grande devoção e segue uma tradição mística que não encontrei em nenhum outro lugar. É um mundo parado no tempo”, diz Haroldo. “As igrejas escavadas na pedra ganham vida com tantos peregrinos em volta delas. Conhecer um país em plena festa é enaltecer o lado positivo de suas tradições.”

Um sacerdote desce as escadas de Bet Abba Libanos. A igreja teria sido construída em apenas uma noite, graças à ajuda de anjos, em homenagem à Meskel Kebra, esposa do rei Lalibela. © Mikael Castro

Um sacerdote desce as escadas de Bet Abba Libanos. A igreja teria sido construída em apenas uma noite, graças à ajuda de anjos, em homenagem à Meskel Kebra, esposa do rei Lalibela.
Foto © Mikael Castro

Para os amantes da fotografia, a viagem à Etiópia promete ser um paraíso. Haroldo, que também dá oficinas de Fotografia de Viagem, estará acompanhando individualmente o trabalho daqueles que desejarem melhorar suas técnicas e habilidades. O resultado final da viagem será um foto-livro com as melhores imagens do grupo.

A Igreja de Santa Maria, toda esculpida na pedra, durante a Vigília do Sábado de Aleluia. © Haroldo Castro

A Igreja de Santa Maria, toda esculpida na pedra, durante a Vigília do Sábado de Aleluia. Foto © Haroldo Castro

Lalibela é um dos pontos altos da viagem. A cidade deve seu nome ao rei etíope Gebre Mesquel Lalibela que, a partir dos anos 1190, decidiu erguer uma Nova Jerusalém na África. O monarca mandou esculpir 11 igrejas no granito, uma obra que levou décadas, mesmo se, segundo a lenda, “legiões de anjos trabalhavam à noite, enquanto os humanos descansavam”. Hoje, as igrejas de pedra continuam intactas, recebendo fiéis como nos últimos oito séculos.

O sacerdote da igreja Bet Abba Libanos segura, na sua mão direita, uma cruz de procissão e, na mão esquerda, uma cruz de altar, menor. As cruzes fazem parte do tesouro de cada templo ortodoxo etíope. © Haroldo Castro

O sacerdote da igreja Bet Abba Libanos segura, na sua mão direita, uma cruz de procissão e, na mão esquerda, uma cruz de altar, menor. As cruzes fazem parte do tesouro de cada templo ortodoxo etíope. Foto © Haroldo Castro

Na Etiópia, além de Lalibela, o grupo também conhecerá a nascente do rio Nilo Azul, monastérios e castelos medievais, os monolitos de Aksum, paisagens espetaculares e a hospitalidade do povo etíope. “A riqueza cultural e espiritual da Etiópia é muito expressiva. Precisamos romper este preconceito que isola certas nações africanas. Viajar para descobrir o aspecto positivo de um lugar é praticar a Viajologia”, afirma Haroldo.

Informação: 

  • Viagem: Páscoa na Etiópia, com destaques para Adis Ababa, Lalibela, Gondar, Aksum, Lago Tana e montanhas de Gheralta.
  • Grupo: mínimo de 8 e máximo de 14 viajantes
  • Datas confirmadas: Saída 10 de abril de 2014 e regresso 23 de abril de 2014
  • Custo: parte terrestre inclui hospedagem, três refeições, transporte local, voos domésticos, entradas e taxas. Mais detalhes no website.
  • Referência: Haroldo Castro esteve quatro vezes na Etiópia, a primeira em 1983. Durante a  expedição jornalística “Luzes da África”, em 2010, ele rodou 5.850 km no país durante 23 dias. No livro Luzes da África (2012, Editora Civilização Brasileira, indicado ao Prêmio Jabuti), os capítulos 15 e 16 relatam a jornada ao norte da Etiópia.
  • Website: www.viajologia.com.br/web/etiopia-2014
Paisagem do norte da Etiópia, país que tem a maior parte de seu território em um planalto acima de 1.500 metros de altitude. © Haroldo Castro

Paisagem do norte da Etiópia, país que tem a maior parte de seu território em um planalto acima de 1.500 metros de altitude. Foto © Haroldo Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *