Esporte & Aventura

Niterói sedia o primeiro evento de classes olímpicas de 2014

 

Entre os dias 4 e 11 de janeiro Niterói-RJ irá sediar o primeiro grande evento da vela olímpica de 2014: a Copa Brasil de Vela, válida como Campeonato Brasileiro de Classes Olímpicas. O evento, que reunirá grandes nomes do iatismo nacional como Robert Scheidt, Bruno Prada, Jorge Zarif e Isabel Swan, busca resgatar o glamour dos festivais de vela dos anos 80, quando diversas classes se reuniam em um único evento. São esperados cerca de 300 velejadores das dez classes olímpicas, que se reunirão pertinho do público, na praia de São Francisco.

A ideia da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é que o desempenho dos velejadores na Copa Brasil seja o principal critério para definir a equipe que irá representar o país no Mundial de Santander. O evento na cidade espanhola irá definir metade das vagas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Vale ressaltar que o Brasil já tem vaga garantida em todas as modalidades. Em Niterói os velejadores serão observados por uma comissão técnica, que irá avaliar seu perfil e desempenho durante as regatas.

“É importante incentivar os velejadores a entrarem nas classes olímpicas. Com eventos como estes faremos um trabalho a longo prazo, já que não se forma um campeão em dois ou três anos”, disse Torben Grael, Coordenador Técnico da equipe brasileira. Apesar de ser um modelo novo de competição, atletas com grande experiência internacional se dizem bastante satisfeitos com a novidade.

Além dos brasileiros, velejadores da Grã Bretanha, Estados Unidos e Israel também confirmaram presença no evento.

E enquanto a competição rola dentro d’água, a vila da regata estará agitada com uma série de atividades culturais e esportivas abertas para o público. Além da vela, também haverá competições de Stand Up Paddle, canoagem e remo, dentre outras. Na praia haverá também uma estrutura para área de convivência dos velejadores, bem como um palco para atrações musicais que se estenderão ao longo da competição.

Até 2016 a cidade de Niterói e a baía de Guanabara serão palco da Copa Brasil de Vela. A partir de 2017 o evento passa a rodar o país.

niteroi-copa-vela-2014Data: 4 a 11 de janeiro de 2014
Local: A sede do evento será a Praia de São Francisco, sito à Av. Quintino Bocaiúva – São Francisco – Niterói – RJ.

As Áreas de Regatas serão na Baía de Guanabara – Enseada de São Francisco e área entre a Ilha da Laje e a Ponte Rio Niterói – e proximidades – área entre as Ilhas: da Contuduba, Pai e Rasa. Haverá rodízio destas raias para todas as classes.

Programação:

Sábado 04/01/2014 das 09h às 18h – Inscrições e medições
Domingo 05/01/2014 das 09h às 18h – Inscrições e medições
Segunda-feira 06/01/2014 das 09h às 18h – Inscrições e medições
Terça-feira 07/01/2014 – 10h30 – Reunião de Participantes e as 13h as Regatas
Quarta-feira 08/01/2014 – 13h – Regatas
Quinta-feira 09/01/2014 – 13h – Regatas
Sexta-feira 10/01/2014  – 13h – Regatas

Sábado 11/01/2014
13h – Regatas da Medalha
17h – Hora limite para sinalização de partida Regatas
19h – Cerimônia de Entrega de Prêmios

O horário programado para o sinal de atenção da primeira regata de cada dia é às 13 horas. O horário limite de sinalização de partida no dia 10 de Janeiro será às 17 horas.

Organização: CBVela e Prefeitura de Niterói.
Patrocínio: Bradesco e Águas de Niterói.
Apoio: Neltur, Empresas do Polo Gastronômico de São Francisco e Charitas, Projeto Grael, Rio Yacht Club, Clube Naval Charitas, Iate Clube Brasileiro, Praia Clube São Francisco e Jurujuba Iate Clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *