Variedades & Tecnologia

Estrada do Conhecimento – Turismo aliado à educação

 

O Governo de Minas Gerais lançou, nesta segunda-feira (09/12), o projeto Estrada do Conhecimento, que vai organizar excursões de escolas estaduais aos principais destinos turísticos de Minas. Coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, do Senac, do jornal Estado de Minas e da Rádio Itatiaia, o projeto terá início em dezembro deste ano e até o fim de 2014 deverá levar cerca de dois mil alunos em passeios pelas Minas Gerais.

O objetivo do projeto é estimular entre os jovens o interesse pelo turismo que valoriza o patrimônio histórico-cultural de Minas e nada melhor que começar pela cidade histórica mais famosa do Estado. A primeira parada do Estrada do Conhecimento será Ouro Preto. Além de ter sido a capital mineira entre os anos de 1823 e 1897, ainda com o nome de Vila Rica, e palco da Inconfidência, Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a conquistar o título de patrimônio histórico da humanidade, concedido pela Unesco. A primeira excursão vai acontecer no dia 12 de dezembro e levará 75 estudantes de escolas de Belo Horizonte.

Artesanato em Ouro Preto - Acervo Setur - MG

Artesanato em Ouro Preto – Acervo Setur – MG

Na cidade, os estudantes irão visitar alguns dos principais pontos turísticos do município ouro-pretano. Outro atrativo será a viagem de Maria Fumaça entre Ouro Preto e Mariana. O projeto não é simplesmente um passeio, mas uma forma de proporcionar ao estudante uma experiência turística e educacional completa. A partir das visitas, os alunos terão a chance de repensar o conteúdo visto em sala de aula a partir de uma abordagem prática e interdisciplinar.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, o projeto garante não só uma oportunidade de aprendizado aos estudantes. “Valorizar o patrimônio histórico-cultural de Minas Gerais, que é tão rico, é essencial e devemos fazer isso desde a formação do jovem. Além disso, o jovem interfere diretamente na definição das viagens familiares. Portanto, estamos trabalhando também para fazer com que o estudante estimule a família e amigos para esse tipo de turismo, que é tão enriquecedor”, afirma.

Turismo aliado à educação

Os alunos que farão as viagens promovidas pelo Estrada do Conhecimento são estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O objetivo é aliar o projeto da Setur com uma importante ação da Secretaria de Educação: o Reinventando o Ensino Médio. Criado para ressignificar o ensino médio e a escola pública em Minas Gerais, o Reinventando muda a concepção de curso para transformá-lo em um percurso mais individualizado, com disciplinas optativas, tutoria, temas transversais e atividades extraclasse e extraescolar. Cada escola escolhe três áreas de empregabilidade entre as sete “desenhadas” pela Secretaria com a ajuda dos professores e especialistas. Essas áreas buscam criar uma ponte entre a escola e o mundo do trabalho e proporcionam uma espécie pré-profissionalização ao aluno.

Uma das áreas de empregabilidade ofertadas pelo Reinventando é justamente a de Turismo, na qual o estudante tem as primeiras noções das atividades do setor. O Projeto Estrada do Conhecimento vai atuar tanto de forma complementar às atividades oferecidas pelo Reinventando, como de forma a despertar o interesse do estudante do 9º ano pela Turismo.

O Reinventando o Ensino Médio chegará, em 2014, a todas as escolas de Ensino Médio da rede estadual. O programa teve início em 2012, de forma piloto, em 11 escolas estaduais da região norte de Belo Horizonte. Em 2013, a iniciativa foi ampliada para mais 122 escolas estaduais de todo o Estado. Já em 2014, todas as 2.189 escolas contarão com a nova proposta pedagógica para esse nível de escolaridade. Com a universalização da iniciativa, em 2014 cerca de 380 mil estudantes estarão vivenciando a experiência do Reinventando o Ensino Médio em todo o Estado. Mas o número de alunos vai aumentar, ano a ano, até 2016, a partir de quando todos os 740 mil estudantes do Ensino Médio da rede estadual estarão integrados ao novo modelo.

Registro histórico

Mais do que meros espectadores, durante as excursões os estudantes serão autores da história mineira por meio do Projeto Estrada do Conhecimento. Uma das atividades propostas pelo projeto é a edição do livro “Relatos de Viagens da Estrada do Conhecimento”, que será elaborado a partir de textos dos próprios estudantes. O objetivo do livro é ter um panorama da viagem pelas cidades históricas baseado no ponto de vista dos alunos. Além disso, será disponibilizado um espaço no site www.minasgerais.com.br para que os alunos postem suas experiências e fotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *