Variedades & Tecnologia

Museu inaugura exposição em homenagem aos 50 anos da Organização Internacional do Café

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o governo do Estado de São Paulo promovem a exposição “50 anos da Organização Internacional do Café”. A abertura do evento será realizada no próximo dia 10 de dezembro, às 19h, no Museu do Café, antigo edifício da Bolsa Oficial de Café, em Santos, SP, ficará em cartaz até o dia 31 de março de 2014 e tem como objetivo destacar a importância e a trajetória da entidade ao longo dos anos.

Nestes últimos 50 anos, a Organização Internacional do Café (OIC) se tornou um órgão de cooperação entre países produtores e consumidores de café, com representatividade no cenário mundial. Desenvolveu papel fundamental na estabilidade do mercado, por meio da administração dos Convênios Internacionais do Café. Hoje, trabalha com o objetivo de fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável, oferecendo melhores condições aos participantes do agronegócio e atuando inclusive em prol de pequenos produtores de países em desenvolvimento.

A exposição trará itens que estão diretamente relacionados com a atuação da indústria cafeeira, como sacas de café de diversos países e convênios assinados por representantes de várias nações. A mostra também irá disponibilizar trechos de entrevistas do projeto da história oral do Museu, em áudio e vídeo, de personalidades ligadas à corretagem e exportação e, como destaque, o depoimento do ex-ministro Delfim Neto. Complementando o discurso narrativo, imagens de marcos históricos – como a quebra da Bolsa em 1929, propagandas do Instituto Brasileiro do Café, Guerra do Vietnã, entre outros – contextualizam pelo viés político e econômico a trajetória da OIC no século XX.

50anosdocafé

Os visitantes poderão aprender mais sobre o mercado e os benefícios do café por meio de ações educativas. O jogo “Fazenda Sustentável” trata, de forma lúdica, sobre questões relativas à cafeicultura sustentável e aos selos de certificação, que são a garantia de que foram cumpridos normas e métodos específicos que agregam valor ao grão. Haverá ainda um mapa-mundi interativo, com informações sobre os cinco maiores países produtores e exportadores do produto.

O Museu do Café fica localizado na rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Para atender à demanda de turistas e moradores da região, o Museu do Café passa a funcionar também às segundas-feiras até fevereiro. Excepcionalmente neste período do ano, o Museu funcionará de segunda a sábado das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h. Os ingressos custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço
Exposição “50 anos da Organização Internacional do Café”
Inauguração: 10/12/2013, às 19h.
Expediente: de 11/12/13 a 31/03/2014
Entrada: R$ 5 (estudantes e idosos pagam meia-entrada)
Horário: de segunda-feira a sábado das 9h às 17h; aos domingos das 10h às 17h.
Local: Museu do Café – Rua XV de Novembro, nº 95 | Santos – SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *