Variedades & Tecnologia

Vista Chinesa ganha reforma e é entregue aos cariocas e turistas

 

A Vista Chinesa que é uma obra erguida na época do prefeito Pereira Passos sendo inaugurada em 12 de outubro de 1903, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, e recebeu uma reforma completa, a primeira realizada em 110 anos de existência, e o recapeamento das vias de acesso com uma revitalização que incluiu um novo asfalto, e também contemplou a ciclovia com sinalização voltada para o compartilhamento da via e maior segurança dos ciclistas.

Funcionários da Gerência de Monumentos e Chafarizes iniciaram no mês de março o processo de recuperação do Pagode da Vista Chinesa em três etapas: decapagem (remoção da coloração preexistente), recuperação de toda a estrutura e dos trechos danificados, além da pintura com tinta à base de cal. Para garantir a integridade histórica das peças, amostras do material foram levadas para um laboratório para que fosse produzida uma argamassa com características mais próximas do original.

A Gerência de Monumentos e Chafarizes também reativou duas fontes próximas ao pagode da Vista Chinesa. A Fonte das Três Bicas está localizada a cerca de 300 metros do monumento e recebeu revitalização e limpeza. A Fonte de Val d’Osne recebeu serviços de reparos na carranca que faz parte da peça, além da limpeza e da recuperação do funcionamento da água.

Um dos principais destaques do trabalho foi a restauração manual de várias partes da obra. O estilo Rocaille, que é um gênero de ornamentação usado na França no reinado de Luís XV, exigiu um trabalho minucioso. As cores originais que imitam elementos da natureza, neste caso o bambu, foram recuperadas, por isso, a última pintura do pagode, voltada para um tom mais amarelado, deixou de ser utilizada.

Prefeitura entrega a Vista Chinesa totalmente reformada e o recapeamento das estradas de acesso

Prefeitura entrega a Vista Chinesa totalmente reformada e o recapeamento das estradas de acesso

As estradas Dona Castorina, a partir da Rua Pacheco Leão, e da Vista Chinesa (até a Mesa do Imperador) foram fresadas e recapeadas. A via ganhou sinalização horizontal e vertical que destaca o compartilhamento entre ciclistas e veículos nesse trecho de cinco quilômetros, aumentando a segurança dos atletas. A via recebeu placas informando sobre 12 curvas, 15 adesivos termoplásticos no asfalto alertando de limitações de velocidade e 18 adesivos termoplásticos, também no asfalto, reforçando o perímetro para bicicletas. Foram implantadas 200 tachas refletivas na via para redução de velocidade e criadas sete vagas de estacionamento próximo ao pagode da Vista Chinesa.  A prefeitura instalou ainda totens com mapas e informações sobre a localização e altitude, o que reflete diretamente no esforço do ciclista. Já a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou quatro totens indicativos de ‘zona 30’, ou seja, áreas em que motoristas não podem ultrapassar os 30 km/h.

A Vista Chinesa fica na Estrada da Vista Chinesa, 789 – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, e tem uma vista privilegiada para a Lagoa Rodrigo de Freitas, Cristo Redentor e Pão de Açúcar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *