Variedades & Tecnologia

Dia das crianças com programação especial no Museu de Astronomia do Rio

Museu de Astronomia tem programação especial para o Dia das Crianças

 

Planetário da Gávea

O Dia das Crianças está chegando e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação super especial para despertar o interesse da criançada pela ciência. Tem cinema, confecção de cometas, oficina de construção de avião de papel e a observação do Sol com telescópios e filtros. Todas as atrações são gratuitas.

“Cometas” é o tema da 4ª edição do projeto Lugar de Criança é no MAST. Ele foi escolhido por causa da aproximação do cometa ISON, prevista para novembro, que promete ser o acontecimento astronômico do ano de 2013. Por isso, neste feriado, das 14h às 18h, as atividades oferecidas pelo MAST estão relacionadas ao tema.

No dia 12, a partir das 14h, no Cine Infantil, será exibido o desenho “O Cometa Bart” da 6ª temporada de Os Simpsons, onde Bart descobre um cometa e dá o nome ao astro. Logo, descobre-se que o cometa cairá em Springfield. Durante o dia, serão exibidas várias sessões no auditório do prédio sede do MAST.

No dia das crianças, o Cozinhando com a Química apresenta uma breve descrição, em Power Point, sobre o que são os cometas. E depois, cada um vai aprender a confeccionar o seu próprio cometa, utilizando determinados materiais. Esta brincadeira vai acontecer na sala de atividades no prédio sede do Museu.

E quem participar da oficina de construção de avião de papel, no campus do MAST, terá a oportunidade de construir aviões de papel que voam de verdade, nos mais variados modelos, além de entender todos os princípios físicos e aerodinâmicos envolvidos. E isso tudo de uma forma divertida e empolgante. Aviões como os jatos F15, F16, Boeing 737, avião agrícola e muito mais serão apresentados com orientação passo a passo de construção e de voo.

Durante o dia, a Observação do Sol será realizada, no campus do MAST, de forma segura com telescópios e filtros. Neles vemos o Sol com um aspecto alaranjado e podemos observar as manchas solares, observadas pela primeira vez com uma luneta por Galileu Galilei, no século XVI. Estas manchas são regiões do Sol mais frias que aquelas de seu entorno.

E no domingo, a Visita Guiada também será uma das atrações do MAST, guiados por mediadores, os pais e seus filhos conhecerão o sistema solar em escala e o conjunto arquitetônico do Museu: o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas utilizadas para observação celeste. A visita será realizada a partir das 16h.

E das 15h às 17h, haverá sessões do Planetário inflável digital para toda a família. Imagens do céu noturno são projetadas em uma cúpula inflável, para o espectador observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Faça chuva ou faça sol, no interior do planetário o céu está sempre limpo.

Serviço

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão
(21) 3514-5200 | www.mast.br
Programação Especial
14h às 18h

Cine Infantil
Exibição de “Os Simpsons” (desenho) – “O Cometa Bart” 6ª temporada
Bart descobre um cometa e dá o nome ao astro. Logo, descobre-se que o cometa cairá em Springfield.
Público estimado por sessão: 40
Local: auditório prédio sede

Cozinhando com a Química
Breve descrição em Power Point sobre o que são os cometas, e posteriormente, a confecção do mesmo, utilizando determinados materiais.
Público estimado por sessão: 24
Local: sala de atividades

Oficina de construção de avião de papel
Nesta atividade você terá a oportunidade de construir o seu aviões de papel, que voa de verdade nos mais variados modelos além de entender todos os princípios físicos e aerodinâmicos envolvidos de uma forma divertida e empolgante. Aviões como os jatos F15, F16, Boeing 737, Avião agrícola e muito mais serão apresentados com orientação passo a passo de construção e de voo.
Local: Campus

Observação do Sol com telescópios e filtros
A Observação do Sol será realizada de forma segura com telescópios e filtros. Neles vemos o Sol com um aspecto alaranjado e podemos observar as manchas solares, observadas pela primeira vez com uma luneta por Galileu Galilei, no século XVI. Estas manchas são regiões do Sol mais frias que aquelas de seu entorno.
Local: Campus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *