Variedades & Tecnologia

Festival da Cultura Tradicional Paulista acontece em setembro

O XVII Revelando São Paulo – Festival da Cultura Tradicional Paulista, que acontece de 13 a 22 de setembro no Parque da Vila Guilherme – Trote/Mart Center, celebra 50 edições do evento, desde sua criação em 1997. Realizado há 17 anos na capital e em três regiões do Estado, o Revelando São Paulo reúne manifestações tradicionais, artesanato e culinária tradicionais de municípios de todo o Estado de São Paulo.

Uma grande amostragem do Patrimônio Cultural Imaterial do estado de São Paulo estará presente durante os 10 dias do festival, com cerca de 250 grupos de cultura tradicional. Fandango, Folias de Reis, Catira, Cavalhada, Moçambique, Congadas e Dança de Santa Cruz, Orquestras de Violas, Caiapós, Cavalhadas, Bonecões e outros grupos e comunidades tradicionais ainda presentes em festas e festivais de municípios no Interior e que participam celebrando este encontro.

Para comemorar as 50 edições, o Revelando tem uma programação especial destacando novas ações no programa. O projeto Praça Verde, reunirá oito municípios produtores de flores, frutos e flores construindo uma grande praça com a pluralidade de plantas produzida no Estado. Ainda dentro deste projeto, oficinas de telha na horta, rodas de conversa sobre temperos e chás e o plantio de mudas nativas, trazidas pelos municípios participantes.

As delícias da mesa paulista, preparadas na hora por culinaristas de 120 municípios, seguindo as receitas tradicionais de família, incluindo o uso de fogões a lenha, construídos especialmente para o festival. São doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias.

Outro espaço de destaque do Revelando São Paulo é o Pavilhão de Artesanatos, com mais de 100 espaços e cerca de 400 artesãos produzindo, durante o festival, peças em barros, trançados em fibras, palha e cipó, esculturas em madeira e ferro, e fuxicos, bordados e panos de prato, entre outros.

Na programação do Revelando São Paulo serão realizados ainda cortejos, como o Ubuntu – Cortejo com as Irmandades de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário – a Caminhada pela Paz, com cerca de 40 segmentos religiosos pelas ruas da Zona Norte e Corridas de Cavalhada. As crianças têm diversão garantida no Espaço Fazendinha, cerca de 150 animais, entre cavalos, bois, búfalos e mulas, circularão pela arena do Parque. Charretes e carros de bois possibilitam ao público um passeio rural pelo evento.

Toda programação, gratuita vai ser transmitida ao vivo pela internet no www.revelandosaopaulo.org.br

cartaz_capital_2013SERVIÇO

XVII Revelando São Paulo
Data: 13 a 22 de setembro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Vila Guilherme
Trote/Mart Center
Av. Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme
Estacionamento no local
Entrada franca

Informações

www.revelandosaopaulo.org.br
facebook: revelandosaopaulo1
twitter: @revelandosp

PROGRAMAÇÃO
Programação Permanente
Carros de bois, charolas e charretes;

160 espaços de artesanato;

90 espaços de culinária;

Rancho tropeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *