Sem categoria

Viracopos é o primeiro aeroporto do País a contar com um Aircraft Recovery Kit

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas – São Paulo, é o primeiro aeroporto do País a contar com um Aircraft Recovery Kit, aparelho usado na remoção de aeronaves quebradas. O equipamento pesa cerca de 55 toneladas e foi trazido de navio da Holanda para o Brasil, desembarcando no Porto de Santos. O aparelho é composto por um trailer (que pesa 18,3 toneladas), seis bolsas de ar, macacos hidráulicos, compressor, 4 cintas de aço para içamento e diversos outros acessórios capazes de levantar uma aeronave de até 223 toneladas.

Aircraft Recovery Kit - Foto EDIS CRUZ

O Recovery Kit pode suportar, por exemplo, aeronaves da categoria F, tais como a Airbus-A380 e o Boeing 747-8F. Com isso, a aeronave quebrada pode ser retirada da pista em cerca duas horas.

Desde abril deste ano, Viracopos utiliza um Recovery Kit que havia sido emprestado pela mesma empresa fabricante do equipamento, a Resqtec, até a chegada do aparelho definitivo. O empréstimo serviu para que equipes recebessem treinamento especializado para saber como montar e utilizar o aparelho. Além disso, uma equipe com dez colaboradores da Aeroportos Brasil Viracopos e de companhias aéreas foram para a Republica Tcheca, em maio, para realizar treinamentos e participar de simulações com o Recovery Kit.

Para transportar o equipamento do Porto de Santos até o Aeroporto de Viracopos foram necessários oito caminhões, carregando sete containers e o trailer. A aquisição do Recovery Kit faz parte do pacote de melhorias implementadas pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos no aeroporto.

Transporte do equipamento Foto EDIS CRUZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *