Sem categoria

A revolucionária gastronomia da Espanha

A gastronomia espanhola é conhecida em todo o mundo. Saborosa e saudável, a dieta mediterrânea inclui uma grande variedade de vegetais, carnes e frutos do mar. No entanto, aqueles que pensam que a proposta culinária de toda a Espanha é a mesma se equivocam, uma vez que, por ser composta de muitas regiões com fortes identidades locais, também existem diferenças marcantes entre as cozinhas, sendo os bascos, catalães e andaluzes são exemplos disso.

Os frutos do mar são uma parte importante da cozinha espanhola, tornando a Espanha o segundo maior consumidor de peixe do mundo, depois do Japão. O Mar Cantábrico é um dos principais geradores da qualidade dos peixes e frutos do mar locais.

Curioso, não é? A história da cozinha espanhola tem muito mais a explorar e Skokka junto com as melhores acompanhantes Brasil aprofundarão neste saboroso tema…

gastronomia da Espanha

Referências históricas

Por estarem conectados por mar, os espanhóis há muito tempo desfrutam de um intercâmbio de alimentos. Não era raro negociar com a África e a Grécia, por exemplo. A cozinha espanhola, portanto, reflete esta mistura de sabores e culturas, e decorre da história de invasões e conquistas em seu passado. 

Os fenícios, por exemplo, iniciaram o cultivo do azeite de oliva, fazendo da Espanha o maior produtor mundial atualmente. Os árabes trouxeram para a região arroz e especiarias como o açafrão, ingrediente essencial da paella, o prato principal da cozinha valenciana.

Com a chegada dos europeus na América, outros ingredientes que hoje são uma parte fundamental da cozinha espanhola começaram a ser trocados, como a batata da qual são feitas as famosas tortillas de batata e o chocolate, já que foi em solo espanhol que o açúcar foi adicionado ao cacau para remover seu amargor e dar lugar a um chocolate mais doce.

Rotinas alimentares espanholas

Em geral, os espanhóis fazem 5 refeições, a curiosidade vem pelos horários…

Em geral, é dividido desta forma:

– O café da manhã ao acordar

– Pequeno almoço ou lanche: entre o café da manhã e o almoço.

– Almoço: As refeições geralmente começam por volta das 14h00 e duram até às 16h00; muitas empresas espanholas até fecham durante este período para descanso geral.

– Lanche: algo mais leve, para segurar a fome até o jantar.

– Jantar: o jantar espanhol geralmente é muito tarde, e pode ser até por volta das 22 horas. O que para muitas pessoas significa uma redução no sono, para os espanhóis já é um estilo de vida.

Pratos típicos espanhóis

Paella Valenciana 

A receita com o selo de Denominação de Origem tem dez ingredientes: água, arroz, sal, açafrão, óleo, frango, coelho, tomate, “garrofó” e “ferraura”. O prato é surpreendentemente cozinhado em uma panela gigante. Esta paella não aceita muitas variações, mas há possibilidades como a adição de alcachofras, patos ou, por exemplo, caramujos.

Bocadillos y tapas

Na Espanha, é muito comum comer pequenas porções de alimentos, conhecidos como tapas. Uma das mais famosas é a ensaladilla rusa (salada russa). Os sanduíches são também um petisco comum para espanhóis ou visitantes, e geralmente são feitos de pão com algum tipo de recheio como tortilla de patatas (omelete de batata).

Patatas bravas 

As Patatas bravas são um clássico em todos os bares espanhóis. São batatas em cubos servidas com uma maionese picante – deliciosa!

Jamón Ibérico

Outro clássico espanhol é o jamón ibérico, que é uma versão mais “luxuosa e gourmet” do presunto Serrano normal. Um produto que as lindas acompanhantes Goiania adoram comer.

O gaspacho andaluz também é muito característico, especialmente no verão.

O consumo de carne suína e vermelha, peixe e frutos do mar, e embutidos como chouriço também é alto em toda a Espanha, com apenas uma pequena diferença em quantidades, dependendo da região.

A fruta em geral também é amplamente consumida. Devido a seu bom clima e sua posição privilegiada no Mediterrâneo, a Espanha é também um grande produtor e exportador para o mundo.

Para beber

Café – como outros países mediterrâneos.

Cerveja – popular em toda a Espanha, marcas como San Miguel e Estrella Galicia estão amplamente disponíveis e possuem boa qualidade.

Vinho – a Espanha é um dos maiores produtores de vinho do mundo, portanto não é de se estranhar que a sangria (bebida feita de vinho e suco de laranja) seja amplamente consumida no país.

Horchata – A horchata divide opiniões e sentimentos. De um lado há aqueles que amam a bebida de nozes de tigre valenciana e do outro, aqueles que não aguentam o sabor e preferem optar pela limonada.

Sabor, cultura, história e originalidade… Há muitos ingredientes especiais que fazem a comida espanhola brilhar nas mesas locais e mundiais. O país não pode ficar de fora da lista de desejos dos amantes culinários e promete não falhar. Dito isto, agora só falta fazer as malas e desfrutar de todas as maravilhas do Mediterrâneo, e se for com uma companhia especial como as belas acompanhantes Manaus, melhor ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *