Dicas & Destinos

Algumas opções de passeios em Aveiro

Saindo logo cedo fomos descobrir algumas boas opções de passeios em Aveiro, seguimos para alguns lugares na região pertencente ao seu distrito como o município de Ílhavo. Por lá nos deparamos com a encantadora praia de Costa Nova com suas casinhas listradas em cores vivas e de um super astral que a diferem de qualquer outro lugar. Uma visão totalmente surreal para nós, brasileiros que não estamos acostumados a tamanho padrão e riqueza de detalhes na simplicidade. Nada beira o excesso naquele lugar, isso foi o que mais me impressionou, tamanha harmonia e consonância com a paisagem.

Imagine observar a orla na perspectiva de quem está dentro do mar e se depara com construções simpáticas, listradas e muito coloridas, com suas janelas adornadas com detalhes, flores ou sacadas enredadas de um branco reluzente. Sinceramente, nem mesmo as fotografias podem reproduzir a beleza desta vista.

De lá seguimos para o Museu Marítimo de Ílhavo onde tivemos a oportunidade única de conhecer alguns detalhes históricos da pesca do bacalhau que é um dos mais tradicionais pratos da culinária portuguesa. Claro que não se fala somente de bacalhau por lá, mas confesso que conhecer tantos detalhes relacionados á pesca deste peixe que até então eu não tinha visto por inteiro, foi o que mais me chamou a atenção. A visita guiada é bastante detalhada e as peças expostas facilitam muito a compreensão para os mais alheios aos mistérios do mar. Depois de conhecer um pouco mais sobre a história de como o bacalhau chegava á mesa dos portugueses de antigamente certamente fará você o degustar com um pouco mais de atenção e admiração. Por lá você também irá conhecer vários outros detalhes interessantes da história marítima de Portugal. Não deixe de incluir este museu na sua lista de passeios em Aveiro, é imperdível!

Museu do bacalhau

Outro passeio que também fica no distrito de Aveiro e que muito me impressionou pela sua grandiosidade, beleza e tradição foi a visita á Fábrica de porcelana da Vista Alegre. Aqui não estamos falando somente de uma simples fábrica de porcelana como outras tantas pelo mundo, e sim de uma fábrica tradicional que teve o alvará concedido por D.João VI em 1824 onde conquistou o título de Real Fábrica.

Não pense na Fábrica de porcelana da Vista Alegre apenas como uma construção histórica e tradicional. Vá um pouco além. Temos em um bairro social onde os trabalhadores tem a comodidade de morar perto do trabalho, uma capela, um teatro, um museu e claro a loja onde os produtos são vendidos. Não deixe de visitar o museu, ok. É um detalhe muito importante para você dar o devido valor ao que é produzido na fábrica. O lugar é realmente um encanto.

O distrito de Aveiro ainda tem muito mais para descobrir, mas isso já fica para uma próxima viagem.

Confira em nossa FanPage o álbum  AVEIRO – #DESCUBRAPORTUGAL   com várias fotos que tiramos deste trecho da viagem

Esta foi uma ação de divulgação turística promovida pela Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a TAP – Transportes Aéreos Portugueses em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *