Descubra Portugal

Algumas opções de passeios em Aveiro

Saindo logo cedo fomos descobrir algumas boas opções de passeios em Aveiro, seguimos para alguns lugares na região pertencente ao seu distrito como o município de Ílhavo. Por lá nos deparamos com a encantadora praia de Costa Nova com suas casinhas listradas em cores vivas e de um super astral que a diferem de qualquer outro lugar. Uma visão totalmente surreal para nós, brasileiros que não estamos acostumados a tamanho padrão e riqueza de detalhes na simplicidade. Nada beira o excesso naquele lugar, isso foi o que mais me impressionou, tamanha harmonia e consonância com a paisagem.

Imagine observar a orla na perspectiva de quem está dentro do mar e se depara com construções simpáticas, listradas e muito coloridas, com suas janelas adornadas com detalhes, flores ou sacadas enredadas de um branco reluzente. Sinceramente, nem mesmo as fotografias podem reproduzir a beleza desta vista.

De lá seguimos para o Museu Marítimo de Ílhavo onde tivemos a oportunidade única de conhecer alguns detalhes históricos da pesca do bacalhau que é um dos mais tradicionais pratos da culinária portuguesa. Claro que não se fala somente de bacalhau por lá, mas confesso que conhecer tantos detalhes relacionados á pesca deste peixe que até então eu não tinha visto por inteiro, foi o que mais me chamou a atenção. A visita guiada é bastante detalhada e as peças expostas facilitam muito a compreensão para os mais alheios aos mistérios do mar. Depois de conhecer um pouco mais sobre a história de como o bacalhau chegava á mesa dos portugueses de antigamente certamente fará você o degustar com um pouco mais de atenção e admiração. Por lá você também irá conhecer vários outros detalhes interessantes da história marítima de Portugal. Não deixe de incluir este museu na sua lista de passeios em Aveiro, é imperdível!

Museu do bacalhau

Outro passeio que também fica no distrito de Aveiro e que muito me impressionou pela sua grandiosidade, beleza e tradição foi a visita á Fábrica de porcelana da Vista Alegre. Aqui não estamos falando somente de uma simples fábrica de porcelana como outras tantas pelo mundo, e sim de uma fábrica tradicional que teve o alvará concedido por D.João VI em 1824 onde conquistou o título de Real Fábrica.

Não pense na Fábrica de porcelana da Vista Alegre apenas como uma construção histórica e tradicional. Vá um pouco além. Temos em um bairro social onde os trabalhadores tem a comodidade de morar perto do trabalho, uma capela, um teatro, um museu e claro a loja onde os produtos são vendidos. Não deixe de visitar o museu, ok. É um detalhe muito importante para você dar o devido valor ao que é produzido na fábrica. O lugar é realmente um encanto.

O distrito de Aveiro ainda tem muito mais para descobrir, mas isso já fica para uma próxima viagem.

Confira em nossa FanPage o álbum  AVEIRO – #DESCUBRAPORTUGAL   com várias fotos que tiramos deste trecho da viagem

Esta foi uma ação de divulgação turística promovida pela Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a TAP – Transportes Aéreos Portugueses em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação #DescubraPortugal: Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *