Variedades & Tecnologia

Turismo Cultural no Bairro Imperial acontece no próximo fim de semana

Um passeio pela história e pela cultura do Brasil, mas de uma forma interessante, descontraída e criativa é o que proporciona o “Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão”. Em sua quinta edição, o circuito acontece, no próximo fim de semana, nos dias 18 e 19 de maio, e o ponto de partida será na Quinta da Boa Vista. Entre 10h e 16h, ônibus sairão do parque com destino às instituições culturais do bairro, como o Museu Nacional, o Museu Militar Conde de Linhares, o 1° Batalhão de Guardas, o Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil, o Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Club de Regatas Vasco da Gama.

Uma viagem pela história e cultura do Bairro Imperial de São Cristóvão
No roteiro, três museus, dois centros culturais e o Clube do Vasco da Gama.
A entrada é franca em todas as atrações.

Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão

Quinta da Boa Vista
Dia 18
10h às 16h ? Medição de pressão, massoterapia e distribuição de cartilha educativa (Sest/Senat)
10h às 16h ? Prevenção contra a Dengue; Estande Educativo com maquetes, distribuição de folhetos e cartilha. (Secretaria Municipal da Saúde)
15h30 ? Orquestra Violões do Forte de Copacabana (Instituto Rudá)

Dia 19
10h às 16h ? Medição de pressão, massoterapia e distribuição de cartilha educativa (Sest/Senat)
15h30 ? Orquestra SindiRefeiçõesRJ (Instituto Rudá)

Museu Nacional/UFRJ
Quinta da Boa Vista. Dias 18 e 19, das 10h às 16h
Visitas mediadas pelas exposições de Arqueologia Brasileira, Etnologia Indígena, Egito Antigo, Evolução da Vida, Culturas Mediterrâneas, Pompéia e Herculano, Arqueologia Pré?Colombiana. Destaque para a inauguração da exposição “Caminho das Lanternas”, contando parte da história dos transportes e da urbanização do Rio de Janeiro Imperial.

Museu de Astronomia e Ciências Afins
Rua General Bruce, 586. Dia 18 das 10h às 20h e dia 19 das 10h às 17h.
Venha conhecer o conjunto arquitetônico e histórico do MAST, o Sistema Solar em escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do museu. No sábado, após as 16h, será disponibilizado transporte gratuito para a estação de metrô de São Cristóvão.

Nos dias 18 e 19, das 17h às 17h30, acontecerá contação de estória, sorteio de livros e debate com a autora Sonya Silva. Atividade promovida por Arquimedes Edições.

Museu Militar Conde de Linhares
Av. Pedro II, 383. Dias 18 e 19 das 10h às 17h
Visitação aos Salões de Exposições Permanentes do Museu, destacando?se as exposições de blindados, canhões antigos, armamento leve e viaturas.

1º Batalhão de Guardas
Avenida Pedro II, 158. Dias 18 e 19 das 10h às 16h
Visitação ao Espaço Cultural Granadeiros do Imperador. Apresentação da Banda Sinfônica do 1º BG (11h30, 13h30 e 16h)

Centro Cultural Maçônico do Supremo Conselho do Brasil
Campo de São Cristóvão, 114. Dias 18 e 19 das 10h às 16h
Visitas mediadas às exposições e Câmaras Filosóficas. Destaque para as obras em exposição temporária dos Artistas Plásticos Rosângela Eloy e Alberto Giunta “Uma viagem pela história, ciência e cultura de nossa cidade”. Apresentação da peça teatral “O Fantasma de Jaques DeMolay” às 14h (duração 20 minutos).

Club de Regatas Vasco da Gama
Rua Gal. Almério de Moura, 131. Dia 18 e 19, das 10h às 16h.
Visitas pelos seguintes pontos do clube: social, tribuna de honra, sala de troféus, vista do campo de futebol, parque aquático e capela. O estatuto do clube veta o acesso em suas dependências com vestimenta de qualquer outro clube do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *