Descubra Portugal

Aveiro e eu – uma paixão inusitada

Difícil escolher uma cidade para começar a falar de Portugal com tantas opções que me deixaram literalmente encantada nessa viagem apaixonante que fiz por um país tão diverso e que muito me surpreendeu, mas Aveiro me encantou.

Pensei então em me deixar levar pela emoção e logo a cidade de Aveiro se destacou. Não sei se pela atmosfera totalmente aconchegante e receptiva. Se pelas cores graciosas de suas casas e ruas pequeninas e charmosas. Se pelo passeio de Moliceiro com direito a espumante a bordo enquanto observava de outro ângulo essa cidade de ritmo totalmente diferente daquilo que nos deparamos cotidianamente. Se pelo fato de estar comemorando meu aniversário justamente enquanto passava por lá durante a minha descoberta de Portugal… Não sei, mas sei que Aveiro me deixou com um gosto de quero mais. Quero muito mais.

 

Aveiro

Vamos começar falando da impressão inicial, aquela que já nos causa o impacto e pode definir todo o prosseguimento do passeio e logo me deparo com uma escadaria enorme com um “I Love Aveiro” pintado em seus degraus. Pronto, essa pode ser definida como a imagem que me impactou logo na chegada. Sentimento de amor em arte. Melhor impossível.

Aveiro

Curioso que apesar de ser uma pessoa totalmente apaixonada por construções antigas e tudo que possa ter um ar meio retrô, Aveiro me surpreendeu pelo seu contraste, sua mistura do antigo com o moderno. Em pequenas ruas encontrava casinhas antigas que pertenciam a antigos moradores que povoavam a cidade em outros tempos, muitas com uma única janela e porta, e logo me deparava com largas ruas e calçadas modernas com construções e lojas totalmente atuais. De um lado a Ria de Aveiro com seus barcos Moliceiros colorindo a paisagem e embalando casais apaixonados, de outro os detalhes das várias construções em Art Noveau, praças, e em alguns trechos, as pequenas pontes construídas em épocas diferentes fazendo suas conexões.

Aveiro tem ainda sua tradição nos deliciosos “Ovos moles de Aveiro” que você deve experimentar sem preconceitos ou medos, suas confeitarias repletas de delícias doces e salgadas. Confesso que me fugiu o nome de boa parte do que experimentei das guloseimas, mas isso não chega a ser um problema se você é como eu que ao chegar a um lugar cheio de guloseimas sai experimentando de tudo um pouco. Ou um “muito”.

Aveiro

Um dos passeios que mais gostei foi a visita ao Museu de Aveiro que fica dentro do Convento de Jesus e possui um conjunto de arte sacra riquíssimo. Muita atenção aos trabalhos em azulejos e os detalhes do ouro que reluz em várias salas do museu.

Passear pela cidade merece tempo e um ritmo reduzido para aproveitar o que há de melhor e mais curioso para se descobrir na região. Infelizmente não era o meu caso, já que estava com uma programação já definida e super corrida. Eu indicaria no mínimo duas noites para se hospedar na região e poder aproveitar melhor o que a cidade e toda a região tem para oferecer. Inclusive, existe um serviço de locação de bicicletas muito funcional que nós brasileiros estamos começando a conhecer em algumas cidades agora.

Aveiro

E já que mencionei hospedagem, duas opções se sobressaem na minha visita á cidade. O hotel Moliceiro e o hotel Meliá Ria Hotel & Spa. Ambos com suas particularidades e estilos totalmente diferentes, mas com seus encantos e detalhes que agradam perfis diferenciados de turistas.

Em outros artigos irei falar um pouco mais sobre Aveiro e as regiões que visitei e compõem seu distrito. Desta forma você vai conhecer um pouco mais sobre esta região no mínimo encantadora. Fique atento e até breve.

Confira aqui algumas sugestões de hospedagem que conheci em Aveiro.

Confira em nossa FanPage o álbum  AVEIRO – #DESCUBRAPORTUGAL   com várias fotos que tiramos deste trecho da viagem

Esta foi uma ação de divulgação turística promovida pela Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a TAP – Transportes Aéreos Portugueses em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação  #DescubraPortugal : Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *