Variedades & Tecnologia

Mães, vejam algumas dicas de como fotografar seus filhos como uma profissional

Fotografar os filhos deve ser uma atividade prazerosa, tanto para os pais quanto para as crianças. A natureza dessa fotografia é o amor e a espontaneidade do momento.

Câmeras muito avançadas acabam te deixando confusa com tantos recursos? Então atenção ao equipamento! A câmera tem que ser leve: você esperará por momentos espontâneos, que não acontecem a toda hora, é bom manter a câmera sempre a mão para não perder cenas que não se repetem.

Esteja atenta e seja paciente para receber bem os momentos do dia-a-dia que mais te cativarem. Evite os clichês: clichês pertencem a convenções que não necessariamente mexem com sua emoção e, se não mexe com sua emoção, não resultará em uma fotografia capaz de emocionar.

Escolha uma distância focal fixa ou pelo menos não exagere no uso do zoom. Detalhes enriquecem o álbum: chegue mais perto, bem perto. Perceba os traços que te emocionam.

marVocê se preocupa com o cartão de memória? O desempenho de sua câmera depende mais dele do que você imagina. Use cartões que se adaptem bem ao seu comportamento e a sua câmera: se você fotografa muito, ou se sua câmera gera imagens muito pesadas, escolha os cartões de maior capacidade. Se a ideia é fotografar sequências rápidas, como por exemplo, brincadeiras na piscina, use cartões de memória com velocidades de gravação de 45MB/s ou superior. Esse investimento é um dos mais importantes, não há sensação pior do que perder uma cena linda por não ter espaço suficiente para novas fotos no cartão ou porque o cartão “travou” a câmera enquanto gravava lentamente as fotos anteriores.

Procure simplificar a composição: preste atenção para não enquadrar informações, elementos e estruturas em excesso. Comece enquadrando no centro, sem cortar pé nem cabeça. Quando já estiver dominando essa técnica, experimente se soltar e tente não enquadrar mais o elemento principal no meio da foto. Não se preocupe tanto com a perfeição, se conseguir se soltar ao ponto de não enquadrar mais tão centrado, a foto ficará melhor.

Cuidado com o flash: ele pode ajudar a não tremer, a iluminar as sombras, mas muitas vezes acaba com o natural da cena. Use-o somente se não houver fonte de luz natural (que pode ser tanto a luz do dia, quanto a luminária da sala).

Evite fotografar no sol do meio-dia: não é agradável nem para quem sofre com o calor nem para o resultado fotográfico. Nesse horário vá para uma sombra que a boa foto vem mais fácil.

Abuse da condição de mãe: para as mães os sorrisos saem muito mais rápido, acontecem quase o tempo todo, tire proveito deste privilégio.

caminhos

As dicas são do fotógrafo Caio Guatelli, do SanDisk Extreme Team. A SanDisk é uma empresa sediada no Vale do Silício e faz parte do S&P 500 e da Fortune 500, com mais da metade de suas vendas realizadas fora dos Estados Unidos. Para mais informações, visite www.sandisk.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *