Variedades & Tecnologia

Museu da TAM homenageia mulheres da aviação

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Museu TAM inicia hoje (8) a exposição “Grandes Mulheres Aviadoras”. Na mostra, que é gratuita e será realizada até 31 de março no Centro de Acolhimento da instituição, os visitantes poderão conhecer aquelas que fazem parte da história da aviação mundial ao exercer diversas funções, como piloto, comissária de bordo e mecânica. Um dos destaques será a brasileira Ada Rogato, uma das pioneiras da aviação nacional.

Nascida em São Paulo, Ada foi, com 24 anos de idade, a terceira brasileira a conseguir um brevê, documento que dá permissão para pilotar aviões. Entre outras façanhas, ela se destacou por ser a primeira piloto de planador no Brasil e por transpor a Cordilheira dos Andes, em 1950, num voo de 11.691 quilômetros, em 16 horas. Ada ainda foi presidente da Fundação Santos Dumont e diretora do Museu da Aeronáutica de São Paulo. Ela faleceu em 1986.

A exposição também conta a história de outras figuras femininas importantes no mundo da aviação , como as norte-americanas Aída de Acosta, primeira mulher a voar sozinha num balão dirigível; Bessie Coleman, primeira afro-americana a tornar-se piloto nos Estados Unidos; Amélia Mary Earhart, primeira a voar sozinha sobre o Atlântico e autora e defensora dos direitos das mulheres; e a brasileira Anésia Pinheiro Machado, primeira aviadora do País a comandar um avião de passageiros.

Na exposição, ainda serão homenageadas as funcionárias que trabalham na TAM, com a exposição de acessórios como lenços, cinto, bolsa, sapatos e brincos, entre outros objetos usados pelas tripulantes da companhia.

Os visitantes que forem conferir a mostra podem aproveitar para conhecer o acervo da instituição, mediante pagamento de ingresso. No local, está exposto o monomotor Cessna 140 que Ada Rogato ganhou, em 1950, do Ministério da Aeronáutica. A bordo da aeronave, a piloto atravessou as três Américas e, por onde passava, pedia para as pessoas deixarem mensagens escritas na fuselagem do avião. Entre as assinaturas, estão a do presidente Getulio Vargas e a de Juscelino Kubitschek.

O Cessna 140 de Ada Rogato em exposição no Museu TAM

O Cessna 140 de Ada Rogato em exposição no Museu TAM / Foto: Marcio Jumpei

Serviço

Endereço: Rodovia SP 318, km 249 – São Carlos (SP)
Contato: (16) 3306-2020
Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h)
Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º52´35´´S e Longitude 047º54´12´´W
Ingressos: R$ 25*, com meia entrada de R$ 12,50* para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito
Entrada gratuita às quartas-feiras
*Estacionamento e Wi-Fi gratuitos

Sobre o Museu TAM
O Museu TAM (www.museutam.com.br), localizado em São Carlos (interior de São Paulo), possui o maior acervo aeronáutico do mundo mantido por uma companhia aérea, com 79 aeronaves em exposição. Nasceu do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação para as futuras gerações, por meio da conservação, restauração, aquisição e permuta de objetos de valor histórico, artístico e documental. Criado em 1993, o espaço abriu ao público em 2006 com o nome de “Museu Asas de um Sonho” e, após uma extensa reforma, foi reaberto em 2010 como “Museu TAM”. A instituição funciona de quarta-feira a domingo, com entrada gratuita às quartas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *