Variedades & Tecnologia

Museu da Casa Brasileira e SISEM-SP divulgam registros de patrimônios históricos paulistas

Museu da Casa Brasileira e SISEM-SP levam a Taubaté exposição sobre bens tombados no Litoral Paulista e no Vale do Paraíba

 

Chácara do Visconde - Museu Monteiro Lobato

 

Fotografias e textos divulgam registros de patrimônios históricos paulistas, como a Chácara do Visconde – Museu Monteiro Lobato, em Taubaté (foto acima)

A partir de 16 de março, a cidade de Taubaté receberá a exposição “Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba”, acerca do patrimônio histórico das cidades da região tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Na ocasião, será apresentado um recorte do que foi exibido na mostra original, realizada em 2012 no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. A itinerância acontece por meio da parceria com o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus) e com o apoio da Prefeitura de Taubaté no Museu histórico, folclórico e pedagógico Monteiro Lobato.

Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba” reúne fotografias de Iatã Cannabrava e textos da cientista social Margarida Cintra Gordinho. A seleção de imagens que o visitante irá encontrar no Museu Monteiro Lobato contextualiza a situação de bens tombados em cidades da faixa litorânea do estado de São Paulo e do Vale do Paraíba pelo Condephaat, órgão da Secretaria da Cultura para a proteção ao patrimônio do Governo do Estado de São Paulo, salientando a importância de sua preservação.

A mostra traz antigas vilas que foram amplamente exploradas pelos portugueses nos séculos 16 e 17 e cidades como São Vicente, Cananeia, Guarujá, Aparecida e Cruzeiro, entre outras, que guardam até hoje memória da cultura material de seu passado, assim como marcos de arquitetura contemporânea.

“No litoral norte, Ilhabela e Ubatuba preservam edificações que testemunham a riqueza que a cana-de-açúcar e a navegação de cabotagem geraram para a região e São Sebastião, por suas atividades portuárias contemporâneas, tornou-se um município estratégico e que guarda um Centro Histórico significativo. Em Santos, o Centro Histórico e a área portuária são testemunhos da pujança do café, que séculos mais tarde transformaria a cidade numa das mais prósperas do país, com seu porto e seus negócios de exportação”, conta Cintra, autora do livro de mesmo nome que deu origem à exposição.

Sobre o Museu Monteiro Lobato

O Museu histórico, folclórico e pedagógico Monteiro Lobato está instalado no casarão que pertenceu ao Visconde de Tremembé, avô materno de Monteiro Lobato. Tombado em 1962, o imóvel passou por obras de restauro concluídas em 1979 pelo Condephaat. Em 1981, o museu foi entregue à população, oferecendo ao público atividades como visitas monitoradas por personagens do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, que apresentam o museu e falam sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato. Há também sessões de teatro para crianças baseadas na literatura infantil do autor, e aos finais de semana, oficinas de arte e atividades na brinquedoteca, um espaço de diversão e aprendizado. O Sítio do Pica Pau Amarelo, como ficou conhecida a propriedade, conta ainda com área verde de 18 mil m², playground e mesas para piquenique.

 

Museu-da-Casa-Brasileira-logo

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design MCB, realizado desde 1986, e que em 2013 chega a sua 27ª edição.

SERVIÇO

Mostra itinerante Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba

Visitação: 16 de março a 5 de maio, terça a domingo, das 9h às 17h – Gratuito

Local: Museu histórico, folclórico e pedagógico Monteiro Lobato

Av. Monteiro lobato, s/n – Chácara do Visconde – Taubaté (SP)

Museu da Casa Brasileira

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano (11 3032-3727)

Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas

Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br

www.mcb.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *