Hospedagem

Hotelaria francesa: oportunidades de negócio para redes estrangeiras

Principal destino turístico mundial – 80 milhões de visitantes estrangeiros em 2011- a França tira partido de sua riqueza cultural, gastronomia e art de vivre, além de um patrimônio arquitetônico e paisagens de rara diversidade.

Torre EiffelQuinta potência econômica mundial, ela também é um destino privilegiado do turismo de negócios. Mais de 500 eventos, congressos e salões recebem cerca de 20 milhões de visitantes por ano. Encontros esportivos ou culturais conduzirão ao crescimento da capacidade hoteleira do país: Marselha é a capital cultural europeia em 2013; a região de Caen receberá os Jogos Equestres Mundiais em 2014, nas preliminares da Eurocopa em 2016 e da Ryder Cup, nos arredores de Paris, em 2018.

A oferta de serviços turísticos enriqueceu-se, através, especialmente, da mudança na classificação dos hotéis. A França conta com 17.000 estabelecimentos classificados, oferecendo um total de 600.000 quartos.

A nova estrutura prevê 5 estrelas (ao invés de 4, até então), sendo que a categoria “Palace” aplica-se a alguns dos estabelecimentos 5 estrelas.

O território francês possui sítios históricos disponíveis para comercialização, geralmente localizados no centro das cidades, que são, ou poderão ser transformados em hotéis, dentre os quais o Palácio de Justiça de Nantes, a sede da polícia de Estrasburgo e os hospitais de Lyon e Marselha.

O potencial turístico da França levou os principais grupos hoteleiros mundiais a multiplicar seus estabelecimentos. O grupo Accor, 5º grupo hoteleiro mundial e líder no mercado francês, dispõe de 1.489 hotéis.

Os investimentos estrangeiros aumentaram, tendo como exemplos:

– Louvre Hotels group, de propriedade do fundo americano Starwood Capital, conta com 800 hotéis na França;
– Best Western, marca de origem americana, dispõe de 310 hotéis na França;
– Choice Hotels, rede de franquia americana, possui 140 hotéis na França;
– IHG, grupo britânico, líder mundial em hotelaria, conta com 60 hotéis na França.

No segmento luxo, a abertura em Paris do primeiro estabelecimento europeu da cadeia chinesa Shangri-La Hotels & Resorts, em 2010, como a do Mandarin Oriental, em 2011, administrado pelo grupo chinês Jardine Matheson e a do primeiro estabelecimento europeu da marca chinesa Península em breve, marcam a chegada dos investidores asiáticos, alguns já interessados em outras grandes cidades francesas. Segundo um estudo de mercado sobre a hotelaria europeia recentemente publicado pela PricewaterhouseCoopers (PWC), Paris deverá ser a metrópole que registrará os melhores resultados operacionais dentre as grandes cidades europeias em 2013.

Paris

A Agência Francesa para Investimentos Internacionais (AFII) é a agência nacional encarregada da prospecção e recebimento dos investimentos internacionais. A AFII é o órgão de referência em atratividade e imagem econômicas da França. A AFII conta com uma rede internacional e trabalha em parceria estreita com agências regionais de desenvolvimento econômico para oferecer um serviço personalizado aos investidores estrangeiros. Para maiores informações, entre em contato com François Removille, Diretor Geral da AFII no Brasil, francois.removille@investinfrance.org ou acesse o site www.investinfrance.fr/pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *