Variedades & Tecnologia

O mar do Sul e Sudeste brasileiro desvendados em “Naufrágios e pontos de mergulho”

O Sudeste brasileiro concentra o maior número de operadoras e de praticantes de mergulho recreativo do país. Porém sua riqueza subaquática ainda é pouco explorada por não possuir os recifes de coral da Bahia ou a água roxa de Fernando de Noronha. Desta forma, a Editora Cultura Sub, juntamente com José Truda Palazzo Jr. resolveu encarar o desafio de publicar uma obra com a tentativa de descrever a riqueza, diversidade e beleza dos naufrágios e pontos de mergulho dessa vasta região.

O livro “Naufrágios e pontos de mergulho de SP, RJ, ES e SC” retrata exatamente os destaques do mar do sul e sudeste, os costões rochosos encimados pela vegetação exuberante e única da Mata Atlântica; praias ora extensas, ora timidamente ocultas entre as montanhas que caem abruptas mar adentro; manguezais; ilhas costeiras de todos os tamanhos, lajes e rochas submersas total ou parcialmente. Diversidade essa de incontáveis naufrágios, muitos à espera da descoberta e catalogação outros bem conhecidos pelos praticantes do mergulho.

Igualmente fascinante pelos recônditos e dobraduras que o tempo esculpiu no litoral próximo e nas ilhas ao largo, é em Santa Catarina que encontra-se o limite desses ambientes, que depois dão lugar à mais extensa praia arenosa do mundo, na costa do Rio Grande do Sul.

Livro Naufrágios e pontos de mergulho

A visão desta beleza natural fica limitada para quem apenas pode ver o litoral de uma perspectiva emersa. É por essa razão que o livro ilustra a beleza do litoral sul e sudeste com espécies peculiares da flora nativa costeira e animais majestosos e raros como grandes tubarões e arraias-manta. “Temos a intenção de estimular os leitores a valorizar e querer conhecer a riqueza desta região e a exercer a cidadania no sentido de assegurar sua adequada conservação”, explica Ana Carolina Xavier, diretora da Editora Cultura Sub.

O livro de arte fotográfico, uma produção da Editora Cultura Sub com patrocínio da Tramp Oil e Terrana Distribuidora de Combustíveis, possuí textos de José Truda Palazzo Jr. e imagens de Ivan Cavas, Álvaro Velloso, Luiz Fernando Serra Pinto Cassino, Edson Laerson Barbosa Acioli, João Paulo Cauduro Filho, Leo Francini, Mauricio Andrade, Savio Araújo e Daniel Botelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *