Variedades & Tecnologia

Parque Mini Mundo, de Gramado-RS, completa 29 anos!

No próximo dia 15 de dezembro, o parque Mini Mundo abre seus portões de uma forma diferente, recebendo abraços e homenagens pelos 29 anos de atividades.  Para marcar a passagem do 29º aniversário, o parque distribuirá mudas de hortênsias aos visitantes, flor símbolo da região, além de instalar a nova linha do tempo (que você pode conferir abaixo). Para o ano de 2013, o parque prepara uma grande surpresa, como uma grande presente, para toda a comunidade de Gramado. Mas ainda é segredo…

Antes mesmo de sua fundação, no ano de 1983, o Mini Mundo já vinha sendo visitado por moradores de Gramado e turistas, por apresentar belezas raras no Brasil: miniaturas de prédios famosos e ferrovia. Os primeiros passos do que hoje conhecemos como um ícone de Gramado e do Brasil, o Mini Mundo, era o espaço de lazer das crianças do Hotel Ritta Höppner. No ano de 1979, o Opa Otto Höppner construiu a Casa de Bonecas para a neta, hoje considerada o marco “0” do parque. No ano seguinte, foi instalado um trem de brinquedo e, no outro, Otto construiu os primeiros prédios em madeira na escala 1:24. Como tudo ficou muito lindo e os elogios eram tantos, logo os trechos da ferrovia foram ampliados e passaram a ser comandados a partir da Estação Cogumelo.

No ano de 1982, foram instaladas as primeiras réplicas dos castelos de Neuschwanstein e Lichtenstein, iniciada a construção da Estação Ferroviária de Neuffen e do Aeromóvel Coester, cujo original funcionava em Porto Alegre. Também começa a construção do pórtico de entrada, copiado de uma antiga estação férrea. Essas obras deram a forma de parque para o espaço e o prepararam para a inauguração. Só em 15 de dezembro de 1983 acontece a abertura oficial. A data é significativa por representar o momento formal em que os Höppner assumem o seu compromisso, de gerações (hoje a terceira), de promover o lazer, o entretenimento e a cultura a partir de obras artísticas da humanidade, reproduzidas em escala 1:24.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *