Variedades & Tecnologia

Orquestra de Vozes Meninos do Rio se apresentará nesta sexta-feira

Orquestra de Vozes Meninos do Rio canta clássicos

da música popular e internacional

Com regência de Julio Moretzsohn, coro de mil vozes formado por alunos da Rede Municipal de Educação fará releituras de Luiz Gonzaga a Lenine, incluindo até o clássico mundial “La Bamba”

No próximo dia 07 de dezembro, sexta-feira, às 16h, a Cinelândia, no Rio de Janeiro, vai receber cerca de mil alunos da Rede Municipal de Educação, que promoverão um grande espetáculo artístico, gratuito, reforçando o capital cultural do entorno, com seus museus e prédios históricos. Um projeto da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro junto à Secretaria Municipal de Educação, sob direção do maestro Julio Moretzsohn, a Orquestra de Vozes Meninos do Rio (OVMR) entoará curiosas releituras vocais de clássicos da música brasileira e da música internacional, sem deixar de fazer menção ao erudito.

No programa. Arnaldo Antunes (“O Silêncio”), Luiz Gonzaga (“O Xote das Meninas”), Lenine (“Jack sou brasileiro”) e Arlindo Cruz (“O show tem que continuar”) estarão lado a lado com standarts nacionais, como “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes) e “Cidade Maravilhosa” (André Filho). A diversidade no repertório reflete ainda nas pérolas internacionais, como “La Bamba” (Ritchie Valens) e “Heal the World” (Michael Jackson), com um pé no erudito (“Jesus alegria dos Homens”, de J.S.Bach), sem esquecer do Hino Nacional e das canções natalinas.

A orquestra foi criada em 1997, especialmente para cantar para o Papa em sua visita ao Brasil. Tendo em vista a repercussão alcançada, a Prefeitura decidiu tornar o Coro representante oficial do Município. Participam da OVMR 23 coros de escolas da rede pública de ensino do Município do Rio de Janeiro, espalhados por toda a cidade, da Zona Oeste à Zona Sul, formando um coro de aproximadamente 1.000 vozes (mil vozes), tendo como participantes alunos da 1a à 8a série do Ensino Fundamental.

Todos os professores de Educação Musical das escolas do Município envolvidos no projeto participam do curso de regência coral e técnica vocal ministrado pelo maestro Júlio Moretzsohn, coordenador do projeto. Nesses encontros, além das informações técnicas imprescindíveis para o desenvolvimento e o aprimoramento do trabalho realizado pelos professores na escola, é também ensaiado o repertório da Orquestra de Vozes Meninos do Rio. A cada mês as escolas recebem visitas dos assistentes responsáveis pelas coreografias criadas por Augusto Macedo, especialmente criadas para o repertório.

A Orquestra de Vozes Meninos do Rio vai além do puro aprendizado em cantar uma canção – claro, é sempre uma rica fonte de experiências -, mas pretende também desenvolver na criança um pensamento criativo e uma auto-estima, para que vivencie suas potencialidades e possa sentir-se realizada, confiante e feliz. O objetivo de firmar uma identidade cultural, proposta por Villa-Lobos através da implantação do canto orfeônico nas escolas públicas, serve ainda de inspiração na medida em que o repertório é centrado na música brasileira.

SERVIÇO:

07/12 – às 16h – Orquestra de Vozes Meninos do Rio

Local: Cinelândia (centro do Rio)

Evento gratuito

Classificação: Livre

Programa:

1. Vinheta da OVMR Julio Moretzsohn

2. Hino Nacional Francisco Manuel da Silva e J. Osório Duque Estrada

3. O Silêncio Arnaldo Antunes

4. Garota de Ipanema Tom Jobim e Vinícius de Moraes

5. O Xote das Meninas Luiz Gonzaga

6. Jack sou brasileiro Lenine

7. Cio da Terra Milton Nascimento e Chico Buarque

8. Cidade Maravilhosa André Filho

9. Herdeiros do Futuro Toquinho e Elifas Andreato

10. La bamba Tradicional Mexicana ,Letra de Ritchie Valens

11. Heal the world Michael Jackson

12. O Show tem que continuar Arlindo Cruz

13. Jesus alegria dos Homens J.S.Bach

14. Cantos de Natal

Noite Feliz

Gingle Bell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *