Variedades & Tecnologia

Concurso vai escolher o "Melhor Bolo Rei" do Rio de Janeiro?

 

A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro vai promover nesta quinta-feira (29), às 18h, no Palácio São Clemente, sede do Consulado de Portugal, em Botafogo, a 2ª edição do Concurso entre Padarias e Confeitarias do Rio de Janeiro para a escolha do melhor Bolo Rei do Rio de Janeiro.

O presidente da Câmara, Paulo Elísio de Souza, afirmou que o concurso é importante para consolidar as tradições portuguesas, especialmente de gastronomia, junto aos brasileiros e, principalmente, aos cariocas.

“O Bolo Rei tem um sabor surpreendente, é muito apreciado no período de festas de fim de ano e precisa tornar-se um hábito no Brasil”, disse o presidente da entidade.

O júri será composto por Alexandre Henriques (chef do Restaurante Gruta de Santo Antônio), Carlos Perico (Antiquarius); Francisco Mascarenhas (Guimas Restaurante), José Hugo Celidônio, Pedro de Artagão (chef do Restaurante Irajá), além do Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno Bello. Eles irão avaliar os quatro principais itens dos bolos reis: apresentação, textura, sabor e o aroma.

Durante a recepção, será servido um coquetel e, ao final, serão distribuídas fatias de Bolo Rei acompanhadas de Vinho do Porto Taylor´s. 

Entre as padarias e confeitarias finalistas estão a Arte Conventual, Beira Mar Comestíveis, By Lopes, Casa Cavé, Colombo, Doces do Eurico, Padaria Colonial e Talho Capixaba.  A vencedora receberá um troféu de melhor Bolo Rei do Rio de Janeiro.

A tradição do Bolo Rei

Trazido no período colonial pelos imigrantes portugueses, o Bolo Rei simboliza os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus, na época de seu nascimento. A forma de coroa e a casca dourada representam o ouro; o miolo e o recheio representam a mirra e o aroma está associado ao incenso. Ainda segundo a tradição, quem receber um pedaço com uma fava terá sorte e pagará o Bolo Rei no ano seguinte.

O Bolo Rei é dos principais símbolos das festas de fim de ano e do Dia de Reis, em 6 de janeiro. Segundo registros históricos, a receita tem dois mil anos de tradição e chegou a Portugal em 1870, logo sendo popularizada pelas doceiras de Lisboa e Porto.

Serviço:

Os interessados em participar devem ligar para a secretaria da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro pelos número 2533-4189 e 2533-4178 ou passar um e-mail para  atendimento@camaraportuguesa-rj.com.br. A adesão é gratuita e as vagas são limitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *