Variedades & Tecnologia

Aplicativo facilita pesquisa do turista que vem ao Brasil

 

Nova ferramenta lançada pela Embratur, o Trip Planner, aproxima agentes de viagens e operadores de turismo do turista estrangeiro

 A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) acaba de lançar uma nova ferramenta de comunicação digital que contribuirá para que o Brasil esteja em uma posição de destaque diante de outros destinos turísticos internacionais, o Trip Planner. “Essa iniciativa segue uma orientação do presidente Flávio Dino de buscar parcerias com a iniciativa privada. Por isso, estamos criando essa ferramenta que é uma facilitação para a relação entre turista e operador privado”, afirmou o presidente em exercício da Embratur, Paulo Guilherme de Araújo, durante coletiva de imprensa, que aconteceu no dia 24, no Rio de Janeiro (RJ).

Na coletiva (da esquerda para direita), Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos, Tufi Michreff, diretor de Administração e Finanças, Paulo Guilherme de Araújo, presidente em exercício, Renan Rubert, representante do Trip Advisor na América Latina, Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais e Thiago Diniz, gerente de Comunicação Digital, todos da Embratur

Segundo o gerente de Comunicação Digital da Embratur, Thiago Diniz, o aplicativo surgiu da necessidade de criar uma uma ferramenta simples, fácil de usar, tanto para o usuário que busca informações quanto para o trade turístico, que pode comercializar seus produtos e serviços. O aplicativo conta com a base de dados do Cadastur e o conteúdo do Trip Advisor, a maior referência para viajantes de turismo internacionais. “A partir daí, poderemos oferecer ao turista opções de empresas que estão regulares do cadastro junto ao governo, além de permitir que ele consulte informações atualizadas e fornecidas por usuários que já passaram pela experiência de visitar o Brasil”, explicou Diniz.

 Para o trade turístico do Brasil, esta será uma grande oportunidade de traçar um relacionamento direto com aqueles turistas que pretendem vir ao país. “Nossa página no Facebook é um canal para pessoas que desejam conhecer o Brasil, sendo assim, será uma forma de estabelecer uma comunicação direta entre quem deseja comprar e quem deseja vender”, acrescentou o gerente da Embratur.

 O Trip Planner estará interligado com as outras ferramentas digitais da Embratur que promovem a divulgação do Brasil para o público final. Além de ser acessado pela página do Brasil no Facebook, o aplicativo estará vinculado ao novo Brand Channel do Brasil no Youtube. Lançado em março, o canal desenvolvido em parceria com o Google, auxilia os turistas estrangeiros no planejamento de suas viagens ao Brasil, de forma interativa, com imagens, vídeos e informações detalhadas sobre o que fazer no país. Ao acessar a página, o turista deverá responder apenas quatro perguntas: quando virá ao Brasil, quantos dias, com quem e qual seu interesse (compras, diversão, esportes, praia, natureza e cultura). A partir daí, a ferramenta irá disponibilizar uma lista de destinos e atrações ao internauta.

 Mídias digitais

 A Embratur intensifica ainda mais sua aposta nas mídias digitais como plataforma para a divulgação, no exterior, dos destinos turísticos brasileiros. O reforço dessa estratégia está embasado em indicativos de mercado. Cerca de um terço (32,6%) dos estrangeiros que visitam o Brasil organizam sua viagem pela internet, segundo dados da pesquisa Demanda Turística Internacional de 2011, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). O estudo também revela que 28,4% dos turistas consultam amigos e parentes na hora de decidir seus destinos de viagem, e é fato que as redes sociais se constituem como um importante canal de comunicação para este compartilhamento de informações. Produzir conteúdos associados a mídias digitais passou, portanto, a ser uma das prioridades na divulgação do país como destino turístico no exterior. No Brand Channel, o turista pode assistir a vídeos postados por outros visitantes, visualizar a localização dos destinos no Google Maps. No Trip Planner, ele receberá dicas disponíveis no TripAdvisor e, por fim, compartilhará sua seleção com os amigos no Facebook.

aquarela2020 | 24/10/2012 URL Original: https://wp.me/pJvjZ-15H

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *