Hospedagem

Oped um espaço único para a criação coletiva do conhecimento.

Era uma vez quatro amigos que resolveram fazer um projeto inovador na web. Papo vai e papo vem, escreve aqui e corta ali, junta um pouquinho da experiência individual de cada um e eis que surge o Oped, um portal de jornalismo colaborativo que estará online no próximo dia 1 de outubro.

Os amigos Alexandre Campos, Márcia Manga, Macedo Griot, e Júlio Cezar; desde sempre trabalharam com comunicação seja atuando em teatro, trabalhando em redação, fazendo comunicação comunitária no movimento social, ou desenvolvendo web-designer.                                            

Daí a impressão de que o OPed sempre existiu em cada um deles faltava apenas o start e a coragem em sair de zona de conforto e inovar. Em setembro, essa hora chegou.

Mas por que Oped? Segundo Macedo Griot, “um Op-Ed é um texto escrito que expressa uma opinião”. O nome veio da tradição inglesa de posicionar essa ideia na página oposta à página de editorial de uma publicação. As opiniões expressas nas páginas Op-Ed refletem aquelas dos autores individuas, não as do periódico, e os artigos são assinados.

Exatamente, como será no portal Oped, exemplifica Alexandre Campos. Os colaboradores serão co-autores do portal. Quem escrever vai ter a satisfação de ter o seu texto publicado, assinado, e sem edição. Faremos apenas uma moderação a fim de primarmos pela qualidade do conteúdo.

O portal funcionará como um espaço agregador das principais notícias de diferentes mídias (uma espécie de clipping), juntamente com o conteúdo colaborativo distribuído em várias editorias, permitindo inclusive aos seus usuários o confronto de ideias, num patamar de igualdade que torna o Oped uma vitrine do pensamento.

Jornalista há 24 anos, Márcia Manga, acredita que o momento de transição pelo qual passa o jornalismo tradicional favorece o surgimento de iniciativas como o portal. “O jornalismo está indo por um caminho que ninguém sabe ainda ao certo onde vai dar, mas inevitavelmente passará pelas novas mídias. Através do Oped estou me reinventando”, acredita.

Uma Rede Social com gestão de profissionais da informação dispostos a se associar a leitores colaboradores que vão atuar como fontes e analistas dos fatos reportados. A ideia vai agradar a muitos leitores que gostam de interagir com as publicações opinando, criticando e dando sugestões. No Oped esse processo vai ser simples.

Pelo menos no que depender do Web-designer, Julio Cesar, o colaborador do Oped não vai ter dificuldade em publicar matérias, fotos, e vídeos. “A minha preocupação foi a de facilitar o máximo possível o acesso à rede social. Por isso, desenvolvemos um layout simples com um editor de texto semelhante ao utilizado pelo word”.. Para quem dúvida, Júlio convida:

Envie suas notícias sobre viagens, lugares, cultura, gastronomia, ou educação para redação@oped.com.br. É escrever pra crer. 

Site | Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *