Variedades & Tecnologia

Que tal curtir as férias nas praças de sua cidade?

Por todo o país, as praças são um atrativo à parte para visitantes e moradores

É claro que é muito normal no mês das férias pensar em maravilhosos destinos para viagens, como as praias ensolaradas no Norte e Nordeste ou os paraísos bucólicos para curtir o inverno na região Sul do país. Julho é realmente inspirador, mas o que muita gente não sabe é que mesmo sem sair do seu estado ou cidade, é possível aproveitar ótimas experiências turísticas.

É uma grande verdade que nem todos podem se dar ao luxo de viajar nas férias como gostaria, aí alguns ficam arrasados por não ter como aproveitar seus dias de descanso, especialmente com a criançada. Ôxe, o pessoal não está se ligando nas belezas de sua cidade e deixando de curtir bons passeios ao ar livre. O Ministério do Turismo está fazendo um excelente trabalho na divulgação de destinos simples, nossos, “próprios” e o melhor, ficam todos bem pertinho da gente, não precisando necessariamente viajar para curtir.

Parques estaduais, museus e balneários podem ser alternativas de lazer, com muito entretenimento e curiosidades. Além deles, as praças são um capítulo à parte na história de cada município. Por isso, nesta semana, o Ministério do Turismo quer que os seguidores e fãs da pasta nas redes sociais compartilhem informações sobre esses nobres destinos e indiquem suas dicas de turismo.

O Ministério do Turismo selecionou algumas belas opções, vamos a elas?

Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, a Praça da Liberdade é um verdadeiro mosaico de estilos arquitetônicos que encantam os visitantes. Com elementos decorativos como coreto, fonte iluminada e jardins, o visual é inspirado no Palácio de Versalhes, França, e compõe um circuito cultural formado por mais dez espaços de cultura.

Uma parte da história da cidade de Criciúma (SC) é contada pela Praça Nereu Ramos. Casamentos, manifestações políticas e culturais sempre tiveram o local como porto seguro. A praça foi construída na primeira metade do século XX e teria sido arquitetada para que colonos abrissem pequenos comércios para atender os tropeiros que transitavam entre Urussanga e Araranguá.

Já em Recife (PE), a Praça de Boa Viagem, localizada nas proximidades da praia de mesmo nome, é um lugar tradicionalmente procurado pelos turistas. Durante a semana, é possível encontrar uma feira de produtos típicos que vão de artesanatos a quitutes.

Em Belém (PA), a Praça da República é o programa de muitos belenenses e turistas no domingo, quando vira palco de apresentações culturais como o carimbó e as guitarradas. O espaço abriga também construções históricas como o Teatro da Paz e monumentos em homenagem à troca de regime político da monarquia para a república.

A minha dica aqui na cidade de Niterói é um espaço muito legal que virou point para quem gosta de curtir a natureza, passear com crianças, andar de bike ou ficar largado fazendo nada mesmo. Estou falando do Campo de São Bento. É um lugar mega arborizado no meio, no coração de Icaraí que é um bairro claustrofóbico e abarrotado de prédios e ruas barulhentas. Vale muito a pena conhecer, se puder, visite nos finais de semana que ainda rola uma feirinha de artesanato muito legal, com direito a barraquinhas de guloseimas.

A beleza das praças brasileiras está por todos os cantos. Por isso, o Ministério do Turismo quer saber: qual praça você indicaria como destino turístico para este mês de julho? Para compartilhar as suas dicas, basta publicar nas redes sociais. Participe!

Serviço
Para  divulgar as praças da sua cidade, mande a sua dica por e-mail para mtur.gestao@gmail.com ou acesse as páginas no Facebook  e no Twitter .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *