Variedades & Tecnologia

O mercado está preparado para atender com qualidade os novos idosos?

 

Idoso não quer e não gosta de ser tratado como idoso, tão pouco ir para um lugar ou destino identificado como para idosos, mas, é importante oferecer desde um cardápio diferenciado, que inclua alimentos saudáveis e com baixo teor de gordura, até questões ligadas à infra-estrutura como rampas de acesso, banheiros adaptados, corrimão, de modo a oferecer segurança e conforto para as pessoas da chamada terceira idade, vale lembrar que com o aumento da expectativa de vida, com a facilidade de crédito e outras vantagens para pessoas acima dos 60 anos, viajar e conhecer o país, passou a ser uma tendência que a economia já vem considerando e parece estar atenta aos números. Mas é preciso que o mercado esteja preparado para esse tipo de turismo, que requer algumas necessidades especiais.

Perfil do novo consumidor Idoso.

Pessoas ativas, atuantes, interessadas no que a vida tem para oferecer. São consumidores entusiasmados com meios e disposição de sobra para comprar produtos e serviços.

Recompram uma marca com mais frequência. Geralmente escolhem marcas mais conhecidas.

Os consumidores maduros desejam levar vidas ativas e ser autossuficientes. Valorizam os laços familiares, porém dão grande importância aos amigos em sua vida social.

Diferente dos adolescentes, os idosos respondem mais positivamente a anúncios que oferecem abundância de informações.

O novo idoso costuma ter uma vida ativa e se mantém no mercado de trabalho por um longo período além da faixa de aposentadoria.

O novo idoso ainda está inserido no mercado de trabalho, costuma ter vida social ativa, possui hábitos culturais elevados frequentando teatro, concertos de música, exposições de arte, entre outros. Possui o hábito da leitura e geralmente participa ativamente de algum grupo de seu interesse.

Suas motivações são bem claras no que se refere a manter uma vida absolutamente em consonância com pessoas de outras idades, geralmente mais novas.

Consumidores de cultura e entretenimento. Geralmente aos finais de semana frequentam teatros e espetáculos. Costumam jantar em restaurantes de forma social ao menos uma vez por semana.

Frequentam shopping centers com frequência onde costumam realizar suas compras e não precisam de um motivo especial para realizar as mesmas. Apesar de também fazer compras em lojas de rua, este não costuma ser o meio mais procurado para realizá-las. Costumam cetralizar tudo em um único ambiente.

Diferentemente do público mais jovem, não são motivados majoritariamente ao consumo de forma emocional. Costumam avaliar bastante antes de realizar alguma compra. Porém, quando se identificam com a marca, são consumidores fiéis, sendo até mesmo mais advogados da marca que o público mais jovem.

Comportamento de consumo

O comportamento de consumo da terceira idade se baseia no prazer proporcionado pelo produto ou serviço. Eles buscam fazer o que não fizeram no passado e estão menos ligados ao consumo e mais ao prazer.

O consumo da melhor idade é feito no dia-a-dia, como cuidados com a saúde, bem estar, beleza, medicina preventiva, entre outros. Costumam fazer usos de cartões de crédito em suas compras, investem em aplicações financeiras e costumam viajar para o exterior ao menos duas vezes por ano.

Realizam viagens nacionais com uma frequência maior, em torno de quatro vezes ao ano.

Segundo pesquisadores do setor, esse é o caminho que as empresas devem investir na hora de lidar com este público. “O idoso não vê com bons olhos quando o tratam de forma conservadora, ou quando lançam produtos posicionados como produtos para idosos. O consumo desses bens os taxariam de ‘velhos’, o que eles não querem”, explicam os profissionais.

Sem dúvidas, cada vez mais, idosos tem acompanhado as tendências tecnológicas. Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso, os idosos tem encontrado caminho aberto para se integrar, como o uso dos tablets, por exemplo, que funcionam como um computador em forma de prancheta com a possibilidade de aumentar e diminuir a letra sendo tudo controlado por toque. Com essas vantagens e facilidades, sem dúvida, fica bem mais simples o idoso aderir ao universo virtual. Isso sem contar a facilidade de comprar online, sem ter que sair de casa e se submeter a situações cansativas, recebendo o produto no conforto de sua casa.

Viaja Mais Melhor Idade

O Ministério do Turismo lançou em 2007 o programa Viaja Mais Melhor Idade com o objetivo de facilitar e estimular os brasileiros com 60 anos ou mais a viajar pelo País, esse programa oferece pacotes para viagens em grupos com origens e destinos específicos e serviços diferenciados, além de ofertas de meios de hospedagem em todo o Brasil.

Atualmente o programa Viaja Mais Melhor Idade está em reformulação e brevemente publicaremos novidades.

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *