Variedades & Tecnologia

Primeiro festival de iluminação urbana do Brasil será no Rio de Janeiro


O evento já acontece em 67 cidades do mundo, entre elas Paris, Lyon e Turim

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro (por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos) em parceria com a Rioluz, e a Eletrobras realizam a partir do dia 18 de junho, o festival de iluminação urbana “Luz na Cidade”. 

A 1ª edição brasileira do festival, terá 15 instalações e iluminações que serão apresentadas até o dia 29/06 entre a Praça Tiradentes e a Lapa, formando um percurso luminoso na região do Centro Histórico. Além disso, também ganharão iluminação especial a Câmara Municipal, a Escola de Música da UFRJ, o Museu Nacional de Belas Artes, ente outros.

As iluminações serão realizadas com produtos inovadores e eficientes, em consonância com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que estará sendo realizada na cidade simultaneamente ao festival. As lâmpadas terão potência e consumo energético limitados, em respeito às normas em vigor e utilização de produtos reciclados, reduzindo as diferentes formas de poluição.

Os cariocas e os visitantes da cidade maravilhosa terão a oportunidade de interagir com conceitos de iluminação lúdica, em algumas das instalações que pretendem mostrar a luz de forma artística, mágica, social e eficiente. O festival “Luz na Cidade” faz companhia a outros congêneres famosos, como o “Nuits Blanches”, em Paris, e “Luci d’artistas”, em Turim, e o “Fête des Lumières”, em Lyon, o primeiro do mundo. Além dessas três cidades, mais 64 realizam festas de luzes urbanas.

O evento carioca reunirá renomados lighting designers e artistas nacionais e internacionais, que transformam a iluminação urbana em uma forma de arte.  Os brasileiros Regina Silveira, Albano Afonso, David Batchelor e Luiz Zerbini; os franceses Erik Samakh, Delphine Reist e o grupo Eletronic Shadow; os ingleses Anthony McCall e Ron Haselden, e o argentino Julio Le Parc são os artistas convidados a “brincar” com a luz no Rio.

Como presente para o Rio, o “Luz na Cidade” deixará três espaços públicos com iluminação cênica definitiva: o Museu da Imagem e do Som, a Câmara Municipal, a Escola de Música da UFRJ e o monumento a Marechal Floriano. Os demais terão a iluminação desmontada logo após o evento.

O festival “Luz na Cidade” recebe também o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Inepac, da Embaixada da França no Brasil, do Institut de France e das principais associações francesas organizadoras de festas das luzes.

 

 

*Via Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *