Variedades & Tecnologia

Fuja dos Presentes de grego

 

Presentear as pessoas queridas é sempre um grande prazer, não é mesmo? Principalmente se estamos viajando e pretendemos fazer uma ação carinhosa e dar um mimo para nosso anfitrião. A questão é que as vezes, na intenção de agradar, podemos nos meter em apuros e cometer verdadeiras gafes. Para que isso não aconteça com você, a dica é manjada, mas super válida: pesquise! Pesquise sempre!

Um exemplo clássico é pensar em presentear um muçulmano com uma garrafa daquele caríssimo uísque 18 anos. Além de ofender seu anfitrião, a garrafa vai direto para o lixo (junto com seu dinheiro) já que o Alcorão proíbe o consumo de álcool.

Vamos ver ouros exemplos mais comuns e que costumam deixar pessoas em maus lençóis.

  • Muitos sabem que na Índia, as vacas são animais sagrados e muito respeitados e adorados em função disso. É claro que você não irá presentear um hindu com qualquer artigo feito de couro, não é mesmo?
  • No Marrocos ou na Arábia Saudita a liberdade feminina é algo bastante restrito e por esta razão jamais pense em presentear uma mulher casada, você poderá causar uma situação muito embaraçosa para ambos e vai deixar o marido em uma posição muito desconfortável.
  • Na China, algumas particularidades com relação a objetos são bastante delicadas. Por exemplo, se você presentear o marido de uma família com um chapéu verde  estará afirmando que sua esposa o está traindo. Cuidado também com relógios. Para os chineses, os relógios estão relacionados á morte. Ainda relacionado á morte é a cor branca que é usada nos funerais, ou seja, jamais embrulhe presentes em papel branco. Já imaginou embrulhar um relógio e um chapéu  em papel branco? Que situação delicada..
  • Você sabia que em Cingapura e em Hong Kong recusar um presente é sinal de boa educação? Pois é sim. Nestes lugares, recusar um presente não significa que você o despreza e sim que você é muito bem educado. Para ficar na medida, recuse três vezes o presente antes de aceitá-lo.
  • Flores sempre são um presente que transmitem alegria, certo? Nem sempre. Cada povo tem suas peculiaridades e associam as flores a diferentes significados.  Existem muitas denotações até mesmo em países onde aparentemente são de cultura muito parecida com a nossa. Um bom exemplo disso é no Chile e no México ode as flores amarelas são símbolos de tristeza. No Leste Europeu, no Irã e na Rússia também é assim. Na Bolívia, além do amarelo, o roxo também não é bem-vindo. Geralmente estas cores são usadas em funerais.

A verdade é que com a internet ficou bem mais fácil se livrar de situações delicadas e embaraçosas como estas. Só cai em armadilha quem quer. Não é exagero afirmar que por mais parecida que nossas culturas sejam sempre é válido fazer uma pesquisinha básica antes de viajar e não se meter em apuros. Então, já sabe: PESQUISE!!

E você já sabe, se pintar alguma dúvida ou curiosidade, pode me mandar um e-mail que vou ter o maior prazer em te orientar: naira@embarquenaviagem.com

Até a próxima!!

Matéria extraída da minha Coluna de Turismo no Site O Repórter.com publicada todas as quintas-feiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *