Variedades & Tecnologia

Festas Juninas

 

As festas juninas começaram como pequenas comemorações, em municípios de interior, que festejavam São Pedro, Santo Antônio e São João, Santos de grande devoção no Brasil. Com o passar dos anos, no entanto, foram crescendo até tornarem-se megaeventos, chegando a reunir milhões de visitantes ao longo do mês de Junho e Julho.

O circuito junino do Nordeste brasileiro é um dos mais famosos e tradicionais em todo o mundo. Caruaru, no Estado de Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, disputam o título da melhor festa do País. A primeira é conhecida como “capital do forró” e a outra como “o maior São João do mundo”.

Na Amazônia cabocla, a tradição de homenagear os santos tem um calendário que começa em junho, com Santo Antônio, e termina somente em dezembro, com São Benedito. São festas de arraial, onde estão presentes as fogueiras, o foguetório, muita comida e a folia. Já no Sul do Estado de Minas Gerais, existe uma preocupação em comemorar as festas juninas nos moldes simples do homem do campo.

Ao contrário das grandes cidades, que vão deixando de lado o caráter folclórico destas festas, no interior a tradição ainda sobrevive. Durante o evento são servidas comidas típicas, e à luz da fogueira, quadrilhas dançam e encantam a todos.

Outras comemorações:

Além das festas populares nacionais, o Brasil também oferece comemorações regionais que animam e conquistam turistas de todos os lugares:

Festival de Parintins – grande celebração folclórica mobiliza a cidade amazonense de Parintins em torno da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, com desfiles de carros alegóricos, coreografias e muita música. O espetáculo acontece anualmente no mês de Junho.

Bumba-meu-boi do Maranhão – um dos folguedos mais tradicionais do Brasil, o bumba-meu-boi é uma espécie de auto em que se misturam teatro, dança, música e circo. É uma festividade muito popular em São Luís, capital do Estado do Maranhão, e também ocorre em Junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *