Variedades & Tecnologia

Inscrições abertas para o Embaixador do Turismo

.

Alunos do 2º ano do ensino médio de mais de 300 escolas públicas estaduais de Pernambuco já podem participar do Embaixador do Turismo. Estudantes de 25 cidades têm até o dia 22 de maio para se inscrever no projeto.

 

O projeto engloba os municípios de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Caruaru, Fernando de Noronha, Itamaracá, Ipojuca, Garanhuns, Gravatá, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Petrolândia, Petrolina, Recife, Salgadinho, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte e Triunfo. Os estudantes interessados têm até 22 de maio para preencher a ficha de inscrição, disponível no site www.embaixadordoturismo.com.br, e entregar o formulário à diretoria de suas escolas.

A primeira etapa do projeto é um concurso de produção textual, que selecionará o melhor texto de cada cidade. O tema é Atrações turísticas do seu município. Os trabalhos devem ser feitos em sala de aula, no período de 23 de maio a 11 de junho. Para incentivar os alunos, serão distribuídas cartilhas educativas que apresentam as belezas naturais e culturais das 14 regiões turísticas do estado, além de como o turismo pode ser encarado como oportunidade de trabalho. O material também pode ser acessado no site do projeto.

O resultado do concurso será divulgado até 25 de junho. Os jovens selecionados receberão uma câmera para produzirem vídeos sobre os atrativos de sua cidade. O prazo para elaboração do roteiro e captação das imagens é de 2 a 27 de julho. “É uma oportunidade de eles mostrarem não só os pontos turísticos, mas outras coisas boas de onde moram, como a comida e as manifestações culturais”, explica Mariana Borges, superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, parceira do projeto. Ela acredita que o título de embaixador do turismo aumentará o orgulho dos participantes sobre as suas cidades.

Uma equipe técnica fará a edição dos vídeos para os estudantes. Ao final dessa temporada de trabalho, os filmes serão exibidos em cerimônia de premiação em Olinda, prevista para os dias 24 e 25 de agosto, quando os jovens serão reconhecidos como embaixadores do turismo. “Pessoas de todo o estado descobrirão novas belezas sob o ponto de vista de jovens que podem se tornar futuros profissionais do turismo”, acrescenta Mariana Borges. Durante o encontro, os vencedores participarão de oficina sobre aspectos importantes para o desenvolvimento turístico do estado. Acompanhados de professores, os alunos farão um passeio pelos principais pontos turísticos de Recife e Olinda. As despesas de transporte, alimentação e hospedagem são por conta do projeto.

O projeto

Lançado no último dia 24 de abril, o projeto Embaixador do Turismo tem como objetivo apresentar a jovens estudantes de Pernambuco a importância do turismo para o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado, compartilhando informações sobre os atrativos turísticos estaduais e despertando neles o interesse pelo turismo. A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria de Educação, faz parte do Revelando Pernambuco, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR) e da Fundação Assis Chateaubriand.

Mais informações: www.embaixadordoturismo.com.br e embaixadordoturismope@gmail.com

Cronograma

8 a 22 de maio – Inscrições para o Embaixador do Turismo

23 de maio a 11 de junho – Período de elaboração dos textos pelos alunos

Até 25 de junho – Resultado do concurso de produção textual

25 a 29 de junho – Os 25 alunos selecionados recebem uma máquina fotográfica com a função filmagem, e têm acesso ao Guia de instruções para filmagem na área restrita do sitedo projeto.

2 a 27 de julho – Elaboração dos roteiros e captação de imagens dos atrativos municipais

 24 e 25 de agosto – Cerimônia de reconhecimento dos alunos como embaixadores do turismo dos municípios participantes, realização de oficina e passeio turístico em Olinda e Recife-PE.

Confira a lista dos 25 municípios que podem participar do projeto:

Afogados da Ingazeira
Araripina
Arcoverde
Belém do São Francisco
Caruaru
Fernando de Noronha
Itamaracá
Ipojuca
Garanhuns
Gravatá
Nazaré da Mata
Olinda
Paulista
Petrolândia
Petrolina
Recife
Salgadinho
Salgueiro
Santa Cruz do Capibaribe
São Benedito do Sul
São José da Coroa Grande
São José do Egito
Serra Talhada
Taquaritinga do Norte
Triunfo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *