Variedades & Tecnologia

Você sabia que dá para viajar tranquilo com 140 caracteres?

.

A maioria dos serviços mobile surgiu justamente para facilitar a vida dos usuários. Atentas a isso, muitas empresas começaram a utilizar serviços via SMS que, além de facilitar o contato do usuário com a empresa, ajudam a se diferenciar no mercado. Um exemplo disso são as companhias aéreas, os aeroportos e os hotéis do exterior que começaram a implementar o serviço para facilitar a vida de quem precisa viajar com certa frequência.

Diversos e interessantes são os exemplos de aplicações do SMS por parte deste mercado ao redor do mundo. Você sabia que dá para fazer check-in via SMS? A Air China, uma companhia aérea chinesa, permite que seus clientes façam o check-in via SMS, de uma maneira muito simples. Uma vez que o viajante tem reservado seu bilhete on-line, ele pode escolher a opção de fazer check-in via SMS, a qualquer momento, desde que até 90 minutos antes do voo. O cliente recebe então um SMS da companhia em seu celular, com um link que conduz a um código de barras móvel, o qual permite que o viajante passe pelos portões de segurança e embarque do aeroporto. Toda a movimentação do passageiro dentro do aeroporto é feita apenas com o código de barras no celular do cliente.

Um exemplo parecido acontece na Finlândia, onde uma companhia de viagens criou um serviço que usa SMS para enviar bilhetes de passagem para os celulares de seus clientes. A companhia também utiliza o SMS para enviar qualquer informação relevante que possa ser utilizada durante a viagem de seus clientes, como dicas de lugares para visitar naquela cidade que o passageiro escolheu como destino.

Já a British Airport Authority (BAA), uma operadora espanhola que controla seis aeroportos britânicos, lançou um serviço de SMS que eles chamaram de “Mensageiro do voo”. O serviço simplesmente avisa por SMS a chegada de voos aos passageiros que estão à espera de um avião e que estão em reuniões ou em outros lugares dentro do aeroporto de Heathrow, em Londres.

Agora, o uso mais inusitado dentro de um aeroporto: em Jacarta, no Soekarno-Hatta, na Indonésia, o passageiro tem a possibilidade de solicitar por SMS papel higiênico enquanto estiver utilizando o banheiro. Esse aeroporto utiliza o SMS também para o cliente reclamar sobre o serviço de táxi do aeroporto e para repassar informações sobre o estado de partida e chegada dos voos.

Depois de o voo ter partido, há a possibilidade de fazer uma reserva de hotel via SMS, além de verificar as tarifas na rede de hotéis Mobile Hotel, caso o destino seja a Malásia. Como o nome já diz, o hotel possibilita várias interações mobile. No caso das reservas, elas podem ser feitas apenas digitando o nome completo do hotel e o nome do cliente e, em seguida, os enviando a um código de números curtos disponibilizado pelo hotel.

Esses inusitados exemplos de aplicações do SMS dentro do mercado de viagens mostram o quão versátil essa ferramenta pode ser. Além disso, é uma ferramenta de baixo custo, rápida, que proporciona contato direto com o consumidor final ? sem falar do relacionamento.  Afinal, é um cliente que, independente do destino, tem a praticidade de, a qualquer hora e momento, acessar uma informação importante que está em 140 caracteres no seu celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *