Variedades & Tecnologia

Casa de Cultura Laura Alvim

Laura Agostini de Vilalba Alvim ou apenas Laura Alvim, filha do afamado médico Álvaro Alvim e neta do caricaturista republicano e abolicionista Angelo Agostini, dedicou a sua vida à arte, apoiando os novos artistas e transformando a casa onde morava em um centro cultural.
….

Com dois mil metros quadrados em endereço nobre de Ipanema, de frente para o mar, a casa tornou-se, em 1986 a Casa de Cultura Laura Alvim. Ao completar 20 anos, passou por uma grande reforma e abriga três salas de cinema, hoje pilotadas pelo Grupo Estação, o Teatro Laura Alvim, com 245 lugares e o Espaço Rogério Cardoso com 70 lugares. O espaço reúne uma galeria de arte, o café do Ateliê Culinário com mesas e ombrelones nas arcadas.  Oferece, ainda, uma série de cursos que variam da interpretação teatral para pintura botânica. No terceiro andar, o Museu de Laura apresenta em exposição permanente móveis e objetos pessoais. O local possui facilidades para idosos e portadores de necessidades especiais.
…..
Exposições Temporárias
Carlito Carvalhosa – “Lugar comum”
Curadoria: Fernando Cocchiarale
Ter-Dom, 13 às 21h
O artista paulistano, radicado no Rio, apresenta quatro instalações de grandes dimensões.
Na primeira das quatro salas da galeria, cinquenta escoras (pontaletes) de eucalipto, usados na construção civil, estão dispostos entre o chão e o teto, na posição vertical, e apoiadas entre si, pintadas de branco a partir de uma altura, criando uma linha de horizonte.
Doze pinturas sobre espelho ocupam a segunda sala.  A parede em frente às pinturas tem 27 lâmpadas fluorescentes montadas em nove linhas verticais.
Em uma terceira sala, nove planos de TNT branco [tecido não tecido], preenchem o espaço, pendurados do teto, em perfis de alumínio.
Na sala que fica de frente para a Praia de Ipanema, Carvalhosa expõe outra instalação, feita com cinco linhas de cinco lâmpadas fluorescentes no chão e no teto.
A exposição Carlito Carvalhosa – “Lugar comum” se iniciou em 15 dezembro 2011 e vai até 4 março 2012.

Para maiores informações, clique aqui

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *