Variedades & Tecnologia

Verdades e mentiras sobre os franceses

Estava a blogueira aqui, fazendo umas pesquisas sobre costumes europeus e me deparei com alguns dados bastante interessante sobre os franceses. Como estamos em um momento “pré-sorteio” do Kit Paris Embarque na Viagem, achei que seria relevante publicar algo sobre este assunto. Vale mencionar que estas informações são uma visão bem humorada sobre as verdades e mentiras que falam do povo francês. Vamos á elas!!

1- Francês não toma banho todos os dias – em parte verdade

Uma grande parte dos franceses, principalmente os mais velhos ainda cultivam esse hábito. No metrô, no trabalho e até mesmo na boates ou bares é muito comum se deparar com pessoas que estão com o prazo de validade do desodorante ultra vencidos. Foi feita uma matéria no jornal Republicain Lorrain, onde o jornalista afirma que apenas 26% dos franceses tomam banho todos os dias. Eca!!

2- Francês é mau humorado – Depende da região

Em geral os parisienses são realmente mau humorados, mas os franceses de outras regiões costumam ser bem mais amigáveis. Totalmente fora do estereótipo parisiense. Você sabia que certa vez houve uma campanha na cidade para que os cidadãos tratassem melhor os turistas? A capital européia mais visitada poderia ter anfitriões mais simpáticos, não acham?

3- Francês tem má vontade de falar inglês – Mentira

É comum você se deparar com pessoas mais velhas que não falam inglês, mas, os jovens de hoje já têm uma noção bem melhor, logo, se você for escolher alguém para fazer uma pergunta em inglês, prefira alvos jovens. Esses provavelmente poderão lhe ajudar.

4- Franceses são bons cozinheiros – Depende

Que a França é o país da alta gastronomia, ninguém pode negar. Isto é fato. Porém, nem todos os franceses comuns sabem cozinhar, e além disso, nos supermercados você pode achar comida semi pronta, assim, eles não têm o trabalho de cozinhar.
Vale ressaltar que a gastronomia é realmente uma paixão. Todos os canais de televisão possuem pelo menos um programa dedicado á culinária.

5-Francês fuma muito – Verdade

Vixe, essa é uma desagradável verdade. Em qualquer esquina, bar ou café você certamente vai se deparar com algum francês que fuma. Segundo o site Vulgaris Medical, hoje existem de 15 à 20 milhões de franceses que fumam diariamente. O tabagismo afeta 30% das mulheres e 40% dos homens.

6- Francês lê muito – Verdade (viva!!!)

Os franceses são um povo que preza muito pela leitura. É comum você encontrar franceses se deliciando com livros em qualquer lugar: metrô, ônibus, café ou parques. Além da cultura da leitura, outro fator que pesa consideravelmente é o preço dos livros e a quantidade de livrarias. Os livros quase não possuem impostos do governo, o que deixa este bem  mais acessível, mesmo para os pequenos bolsos.

7- Francês gosta de baguete, vinho e queijo – Verdade

Essa é um dos estereótipos (bons) que ninguém pode negar. É praticamente impossível achar um francês que não seja fã de pelo menos um desses produtos. Para se ter uma noção, a baguete é um produto consumido diariamente, em todos as refeições eles comem pão, inclusive, em todos os restaurantes franceses eles oferecem o pão (que é gratuito).
O vinho é outra paixão nacional que eles não abrem mão. São mestres na produção dos melhores vinhos também, é claro.
O queijo não precisa nem falar, muitas vezes esse produto substitui a sobremesa na hora da refeição.

8- Francesas são chiques – Depende

Geralmente esse chavão se deve ao grande número de grifes de luxo francesa, seja da alta costura, seja da indústria de cosméticos e perfumaria.
É verdade que os franceses dão uma certa importância à imagem pessoal, porém, não são seguidores absolutos da moda, como muitos pensam. É comum na França encontrarmos todos os estilos misturados. Nem por isso todos ficarão olhando torto se você usar um chapéu mais ousado ou um acessório incomum.

9- Franceses são magros – Verdade

Os franceses são magros em sua maioria devido ao cuidado com a alimentação. Eles costumam fazer refeições bastante balanceadas, sem muita gordura ou frituras. Eles também não são grandes fãs de Fast Food. É claro que nem todos estão no padrão perfeito, mas é verdade que raramente você encontra uma pessoa obesa na rua.

10- Os franceses não gostam dos ingleses – Mentira

Existe sim uma rixa entre França e Inglaterra, assim como existe a nossa rixa contra os argentinos, mas não por causa do futebol. Essa rixa se baseia em razões históricas, já que os dois países declararam guerra em diversas ocasiões.
A famosa guerra dos 100 anos, da França contra a Inglaterra, pode ter sido o início da rivalidade, mas hoje em dia a implicância é apenas brincadeira.

Encontrei esse vídeo muito gracinha no You Tube deem uma olhada, vale a pena =)

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *