Variedades & Tecnologia

Galpões da Gamboa serão restaurados para uso social

Na Gamboa, as obras do projeto Porto Maravilha trazem de volta atmosfera de prosperidade.

Aos pés do Morro da Providência e vizinhos à Cidade do Samba, os Galpões da Gamboa já foram marcos da riqueza do Ciclo do Café. Hoje, o terminal ferroviário inaugurado em 1880 está abandonado, guardando apenas dois vagões da época em que serviu como depósito da Rede Ferroviária Federal. O restauro receberá investimentos de R$ 7.850 milhões, em obra prevista para durar de 14 a 22 meses. Além da intervenção nos dois imóveis de 3.600 metros quadrados (m²) cada, o projeto prevê a criação de uma praça entre eles e a recuperação das duas composições ferroviárias que ainda estão no local.

Os  armazéns  entraram em processo de deterioração quando houve o desmonte da Rede Ferroviária Federal e o transporte com trens de carga foi abandonado.

Os Galpões da Gamboa impulsionaram as principais mudanças no bairro. “Com a construção do pátio, vários trapiches se instalaram no entorno.

A ação é a primeira do Programa Porto Maravilha Cultural.

A recuperação dos imóveis e dos vagões será um trabalho desafiante. A fachada do edifício receberá tratamento especial para que fique com a cara original, do século XIX. Os galpões já serviram como depósito para o armazenamento de produtos de exportação e depois foram utilizados como estacionamento para os trens da Rede Ferroviária Federal. A ideia é que as composições abriguem também um restaurante, aproveitando o potencial cultural, social e turístico que deve ser estabelecido com a recuperação da Região Portuária e a integração com a Vila Olímpica.

A recuperação dos galpões trará ao bairro da Gamboa mais bens culturais e sociais com a finalidade de atender à população local e de atrair novos moradores e visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *