Variedades & Tecnologia

Festival Londres 2012

Uma impressionante lista de nomes do talento criativo do mundo inteiro relaciona as celebridades que têm participação agendada no primeiro grupo de comissões e projetos especiais relativos ao Festival Londres 2012.

Como evento de encerramento da Olimpíada Cultural, o Festival Londres 2012 (21 de junho a 9 de setembro de 2012) será uma comemoração cultural de doze semanas que abrangerá o país inteiro e oferecerá a cerca de três milhões de pessoas mais de mil eventos, tanto gratuitos quanto com ingresso pago.

Entre os grandes nomes que contribuirão para comemorar o Festival Londres 2012 por intermédio de cinema, criação digital, dança, música e teatro estão a atriz australiana detentora de um Oscar, Cate Blanchett, a novelista norte-americana Toni Morrison, o artista dinamarquês Olafur Eliasson, o renomado pintor britânico David Hockney e muitos outros nomes famosos, como o cineasta Mike Leigh, o ator Jude Law, o músico Damon Albarn e o desenhista Jamie Hewlett.

Em todo o Reino Unido serão apresentados novos trabalhos dos melhores artistas, músicos, escritores, comediantes, cineastas e outros representantes do talento criativo, como parte do maior festival do país. De culinária a moda, de street dance a digital, de pop a ópera, o festival oferecerá às pessoas uma oportunidade única de inspiração pelo que existe de melhor no mundo.

O evento de abertura do Festival Londres 2012 será uma produção da organização Peace One Day, defensora do cessar-fogo mundial, a ser apresentada em Derry/Londonderry. Os produtores são o fundador da Peace One Day, Jeremy Gilley, e Jude Law.

River of Music (Rio de Música), uma série de concertos para mais de 500 mil espectadores que se realizarão em pontos marcantes ao longo do Rio Tamisa, em Londres, terá a participação de músicos famosos de mais de duzentos países.

A Royal Shakespeare Company, em colaboração com a companhia teatral Iraqi Theatre Company, baseada em Bagdá, e a Companhia Bufomecânica do Rio de Janeiro, Brasil, está produzindo um festival para comemorar Shakespeare como dramaturgo universal.

Outro destaque teatral será a adaptação da peça surrealista alemã “Gross und Klein”, com a atriz Cate Blanchett, ganhadora de um Oscar, e a companhia teatral Sydney Theatre Company.

 

Royal Ballet Prima Ballerina, Tamara Rojo, com alunos da Escola de Dança -Urban Dance School- são uma das atrações do primeiro Festival de Londres 2012

 

Entre os projetos de dança estarão uma apresentação do premiado dançarino e coreógrafo contemporâneo Akram Khan; uma retrospectiva de Pina Bausch no teatro Sadler’s Wells e no Barbican; e uma colaboração entre a National Gallery e o Royal Ballet denominada Metamorphosis: Titian 2012 (Metamorfose: Ticiano 2012).

Trata-se de uma oportunidade única de apresentar o Reino Unido a milhões de pessoas do mundo inteiro, além de motivar pessoas de todo o país a participar de atividades que invocam o espírito dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Desde o início da Olimpíada Cultural em 2008, mais de onze milhões de pessoas de todo o Reino Unido participaram ou assistiram a apresentações e programas públicos inspirados pelo evento Londres 2012.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *