Variedades & Tecnologia

Já começou a 30ª Expoflora

Distante 140 quilômetros de São Paulo, a cidade de Holambra recebe até 25 de setembro a 30ª edição da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais do país. Para aproveitar bem o evento, convém chegar cedo aos pavilhões do Recinto da Expoflora e passar o dia por lá. Confira oito pontos altos da programação da feira e da cidade:

1. A 7ª mostra de paisagismo Minha Casa & Meu Jardim reúne 22 ambientes sustentáveis, com exposição de peças de decoração feitas a partir de materiais recicláveis, projetados por 42 paisagistas e arquitetos. Especialistas vão orientar os interessados em fazer o replantio de árvores em áreas residenciais, sítios, chácaras e casas de campo.

2. No espaço Garden Center estão reunidas pelo menos 200 espécies e 2.000 variedades de flores e plantas, além de produtos para jardinagem.

3. Nas lojinhas de suvenires próximas à entrada da feira, estão à venda porcelanas holandesas, miniaturas de moinhos de vento, tamanquinhos de madeira ou de cerâmica, canecas personalizadas, camisetas bordadas e chocolates artesanais. Móveis, artigos de decoração e utensílios domésticos também estão à venda em cerca de 250 estandes distribuídos em três pavilhões de exposições.

4. Na pausa para o almoço, boa pedida é a tradicional pannekoek, uma panqueca típica da Holanda, com presunto, queijo e endívia, feita no restaurante Pannekoek Huis, e a salada verde ao molho balsâmico com endívia recheada com pasta de bacalhau, da Casa Bela Restaurante.

5. Para a sobremesa ou o café da tarde, a confeitaria Zoet en Zout criou novas receitas de doces para comemorar o Ano da Holanda no Brasil. Entre eles está o draaimolen, chamado também de carrossel holandês, que mescla creme bavaroise com maracujá, e o frisse roos, um creme holandês com sabor de rosas, ambos preparados pela chef Juliana Meulman. Na Martin Holandesa, o stroopwafel é uma versão de waffle feita com melaço de cana e canela.

6. Além da gastronomia, a cultura holandesa também é celebrada através das danças típicas. Cerca de 300 jovens, de dez grupos, se apresentam em três palcos, de hora em hora. As coreografias, ensaiadas pelo professor Piet Schoemaker, são inspiradas na natureza e nas tradições do povo holandês.

7. Reserve um tempo para fazer um passeio turístico por Holambra e conhecer os principais pontos turísticos a bordo de um ônibus. Entre eles está o maior Moinho Típico Holandês da América Latina, com 38 metros de altura, e uma fazenda produtora de flores. Para o city tour foi implantado um sistema de narração cronometrada já utilizada na Europa, que será testado durante o evento como preparativo para a Copa do Mundo de 2014.

8. A partir das 16h30, carros alegóricos e dançarinos conduzem os visitantes em um animado desfile até o local onde acontece a Chuva de Pétalas, uma das atrações mais aguardadas da Expoflora. São utilizadas 18 mil flores por dia para realizar o espetáculo.

30ª Expoflora
Quando: de 1º a 25 de setembro, de quinta-feira a domingo; funciona excepcionalmente no dia 7, feriado da Independência do Brasil, das 9h às 19h
Onde: Holambra, SP 340, Rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140 – Pedágios: Seis (ida e volta) R$ 46
Ingressos: R$ 28
Mais informações: 19/ 3802-1421

Por Natascha Perin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *