Variedades & Tecnologia

Programa Copa na Mesa é lançado em Brasília

Com o intuito de qualificar o atendimento aos turistas em bares e restaurantes da capital federal, foi lançado na última sexta-feira, 13 de Agoso, em Brasília (DF), o programa Bem Receber Copa – Setor de Alimentação Fora do Lar. O programa foi apresentado aos representantes do grupo gestor de turismo de Brasília, que é a oitava cidade a receber o programa.

O Bem Receber Copa é um programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com entidades do setor. O programa se divide em cinco vertentes, sendo uma delas o Copa na Mesa, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

“Além de servir os bares e restaurantes com a qualificação para um atendimento adequado, o Copa na Mesa irá servir os turistas e a cadeia produtiva de turismo com oportunidades de negócios”, disse Luciano Paixão, coordenador-geral de Qualificação e Certificação do MTur.

O programa qualificará 15 mil profissionais do setor de alimentação fora do lar nas cidades-sede do mundial de 2014. O Copa na Mesa utilizará a estrutura de bares e restaurantes para atender os visitantes com uma culinária de boa qualidade, e ao mesmo tempo ter capacidade de oferecer informações turísticas.

Para preparar estes empreendimentos, o Copa na Mesa vai dividir o setor em três grupos:

* MIT (Multiplicador de Informações Turísticas) – Empresas qualificadas para prestar informações aos turistas, além do bom atendimento.
* TIP (Ponto de Informação ao Turista – Tourist Information Point) – Empresas qualificadas como MIT, que comprometerem-se e preencherem requisitos específicos, serão preparadas para ocupar uma posição de destaque como extensão dos pontos oficias de apoio ao turista.
* PIC (Profissional Individual Cadastrado) – Empreendedores individuais, como ambulantes, que atuam no segmento de alimentação fora do lar, terão acesso às qualificações com o objetivo de aprimorar sua capacidade de atender o turista.

A ideia é disponibilizar informação de qualidade, segurança alimentar e atendimento de alto padrão para os 600 mil turistas estrangeiros esperados para a Copa e os brasileiros que circularão pelo país durante os jogos.

Os cursos abordarão competências específicas relativas às funções de gestor, gerente, maitre, recepcionista, garçom, cumim, copeiro, cozinheiro e auxiliar de cozinha. As empresas que desejarem participar não precisar estar associadas à Abrasel. O grupo gestor de turismo do DF, composto por 16 entidades, definirá as principais regiões que os cursos devem atender. Depois disso, os empresários das regiões escolhidas farão as inscrições. A previsão é que os cursos sejam iniciados em setembro deste ano.

Além da capital federal, o programa já chegou às seguintes cidades-sede da Copa do Mundo: Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Cuiabá. As próximas cidades que receberão o programa são Manaus, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para mais informações acesse www.bemrecebercopa.com.br.

Fonte: MTUR

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *