Variedades & Tecnologia

Aproveite o autêntico inverno nas regiões serranas do País

Serras localizadas no RS, SC, SP, RJ e MG são os destinos ideais para curtir o inverno com muito charme

Clima frio, vinhos, fondue e uma lareira para aquecer o ambiente. Para muitos, esse é o cenário perfeito quando se fala em lazer no inverno. E as regiões serranas em geral se enquadram muito bem nessa realidade. Quem mora no Sul ou no Sudeste não precisa nem planejar grandes períodos para aproveitar esses prazeres da estação. Reservar um fim de semana para passar em um hotel ou pousada na serra pode ser muito relaxante.

A Serra Gaúcha compreende um grande número de cidades e pode ser dividida em três regiões culturais: a gaúcha, a italiana e a alemã. A primeira abrange municípios como São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, além dos famosos cânions de Itaimbezinho, Fortaleza e Malarca. Na região italiana, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Carlos Barbosa apresentam uma diversidade de vinhos e queijos e uma recepção hospitaleira aos visitantes. Gramado, Canela e Nova Petrópolis integram a região alemã. A localidade traz inúmeras opções aos turistas, como o Lago Negro, o Parque do Caracol, o Mini-mundo e deliciosos cafés coloniais. Tudo envolvido em uma encantadora alma germânica. A Serra Gaúcha, conhecida por suas belas paisagens e baixas temperaturas, é destino indispensável para os amantes do inverno.

Para os catarinenses que buscam o frio, as cidades indicadas são Lages, Urupema, Urubici, Rio Rufino, São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Em São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil, os visitantes têm a chance de ser brindados pela neve nos dias mais gelados. A cidade é famosa pela beleza de seu cenário, em especial quando as montanhas e telhados estão envoltos pelo branco das nevascas. Lages é conhecida pela Festa Nacional do Pinhão, realizada geralmente em junho, mas conta com uma ótima infraestrutura e hospitalidade para receber os turistas o inverno todo. Urubici oferece uma visão deslumbrante formada por colinas, matas de araucária, cachoeiras e cascatas. É o destino ideal para quem quer desafiar o frio com esportes radicais como parapente e asadelta.

A Serra da Mantiqueira tem como principal cidade Campos do Jordão (SP), mas envolve também municípios do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. A Estação de Inverno, localizada em Campos do Jordão, é uma das atrações para quem gosta de agito. O espaço reúne opções de compras, gastronomia e entretenimento a céu aberto. Os turistas que preferem tranquilidade e natureza podem aproveitar o conforto dos hotéis e pousadas da região que abrange também as cidades de Águas de Lindóia (SP), Poços de Caldas (MG) e Itatiaia (RJ), entre outras. Na Serra da Mantiqueira estão ainda parques nacionais e estaduais que são importantes reservas ecológicas do país.

Petrópolis e Teresópolis, cidades cariocas da Serra dos Órgãos, trazem aos turistas ares imperiais. Era uma região apreciada por Dom Pedro I e sua família e até hoje carrega traços da época, como o Museu Imperial, majestosa construção arquitetônica localizada no centro histórico de Petrópolis. Com temperaturas amenas, a região dispõe de hotéis e ambientes gastronômicos típicos do inverno, como fondue e massas, tudo com muito charme. O destino também é procurado pelos amantes da natureza, principalmente de maio a setembro quando é aberta a temporada de montanhismo.

APROVEITE!!!


Fonte: Mariana Blessmann – Fábrica de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *