Variedades & Tecnologia

NewFoundland e Labrador

Localizada no nordeste do Canadá a província de Newfoundland e Labrador se encontra mais próxima da Europa que qualquer outra parte do continente norte americano.

Com uma área de 405,72Km2 é a décima província canadense é formada por duas áreas distintas: a ilha de Newfoundland e a região de Labrador.

Newfoundland, chamada Terra Nova pelo explorador português João Vaz Corte-Real em 1472, está separada do continente pelo estreito de Belle Isle. Em sua região foram encontrados os únicos indícios de um povoado Viking na América do Norte. Outros povos exploraram a região, usufruindo especialmente da pesca.

Labrador também tem seu nome de origem portuguesa e foi batizada pelo explorador João Fernandes Lavrador em 1492. Devido à dificuldade de locomoção em terra e mar, a região não foi e nem é muito povoada.

Após 1964 as duas regiões formaram uma só província chamada Newfoundland e Labrador, porem com as constantes disputas de Quebec pela posse das terras de Labrador a região não utilizava seu nome completo. Somente em 2001 este nome foi oficialmente utilizado pondo fim às disputas.

Localizada na costa da península de Avalon, a cidade de St. John é a colônia mais antiga da América do Norte.

Descoberta em 1497 pelo explorador europeu John Cabot e declarada propriedade do Império Inglês em 1583 por Sir Humphrey Gilbert, a colônia mudou de “dono” algumas vezes entre a França e a Inglaterra. A colonização da região teve início somente em 1610 quando a rainha Elizabeth I declarou a soberania inglesa sobre Newfoundland.

Devido às facilidades proporcionadas pelos campos de pesca e o porto, a população cresceu vagarosamente na costa de Newfoundland, o que a tornou o maior centro comercial e fornecedor de serviços da região.

A comercialização de peixes salgados atingiu o auge no período das guerras napoleônicas atraindo milhares de imigrantes à província. Após a primeira Guerra Mundial, porém, o preço desta mercadoria caiu drasticamente, o que levou ao crescimento lento da região.

A região foi incorporada ao Canadá, em 1921 após ter recusado o primeiro convite para ingressar no território canadense.

Hoje, a maioria da região central de Newfoundland ainda encontra-se inexplorada. A cidade de St. John’s manteve seu charme original, sua arquitetura única, explorando agora o seu centro histórico e beleza natural. Além de vários tipos de baleias, a vida marinha regional e as geleiras sazonais que podem ser avistadas da costa ou de barcos turísticos, a cidade ainda apresenta um santuário de pássaros nas redondezas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *