Variedades & Tecnologia

New Brunswick

New Brunswick, uma das províncias marítimas canadenses, está localizada ao leste do continente. Com uma área de 70 mil quilômetros quadrados, a região possui 80% de seu território tomado por florestas e somente 20% é destinado à agricultura e áreas urbanas.

Desde tempos imemoráveis a região era povoada pelos índios Maliseet e Mi’kmaq que viviam da caça, pesca, cultivo de milho e atividades de subsistência. Os europeus já conheciam a região desde o ano de 1400, quando um pescador basco pescava nas águas da região de Grand Banks a sudoeste de Newfoundland. Em 1534 o explorador Jacques Cartier visitou a costa leste da região onde hoje está localizada a província de New Brunswick.

No início de 1600, Samuel de Champlain e outros europeus iniciaram sua visita à Nova Brunswick. Os primeiros fazendeiros franceses que chegaram à região iniciaram o povoado desde a baía de Bay of Fundy até o Rio St. John Valley, onde hoje está localizada a capital da província, Fredericton. Esta região foi nomeada Acádia.

A França e Inglaterra brigaram pela área durante mais de um século. O domínio sobre a região mudou de coroa entre eles até a assinatura do Tratado de Utrecht em 1713, quando New Brunswick tornou-se parte da província francesa de Acadia. Em 1755 os britânicos venceram as tropas francesas e estabeleceram o domínio ingles sobre a região. No mesmo ano expulsaram os franceses (Acadians) de Nova Escócia, sendo eles deportados para a região onde hoje se encontra a província.

A província de New Brunswick foi criada em 1784, quando legalistas britânicos comandados de Halifax, Nova Escócia, solicitaram ao governo britânico a separação do território aglutinado à Nova Escócia. A nova província recebeu seu nome em homenagem ao Rei George III, da Inglaterra, quem era originário da Casa de Brunswick. Fredericton , a capital da província, foi nomeada para homenagear o filho do rei, Príncipe Frederick Agosto , Duque de York.

A maioria da população é de língua inglesa apesar do percentual expressivo de franceses na província. New Brunswick é a única província oficialmente bilíngüe do país.

Hoje, nativos, franceses, ingleses, escoceses e irlandeses, apesar de suas origens diferentes, exibem um brilhante entrosamento multi-cultural e espiritual de sua herança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *